Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 17 de Julho de 2019 às 10:51
Por: Repórter News

    Imprimir


Os festeiros da 60ª Nossa Senhora Sant’ana, um dos mais tradicionais eventos religiosos do município de Nortelândia e da região do Médio-Norte, padroeira da cidade, confirmaram que está tudo pronto para o maior evento da cidade, que começa hoje (17.07), com a programação religiosa e durante 10 dias várias atividades irão movimentar a cidade, como leilões, missas, alvoradas, shows, leilão de gado e outros.

A partir desta quarta-feira, têm início os leilões de prendas, com a Noite das Crianças, Juventude, na quinta-feira (18) a Noite dos, Funcionários Públicos, Comerciantes e ex-Garimpeiros, na sexta-feira (19) a Noite dos Ex-Festeiros e Coordenadores e no sábado (20) a maior de todas, que reúne centenas de pessoas na Noite dos Filhos e Amigos de Nortelândia. No domingo (21) será realizado o tradicional Leilão de Gado no Salão de Santa Luzia.

O encerramento será com uma procissão pelas ruas da cidade na sexta-feira (26) de Julho, quando todos se reúnem para conhecer também os chamados novos festeiros, que serão escolhidos para o ano de 2020, conforme uma antiga tradição.

A Festa de Sant’ana é conhecida por reunir ex-moradores e filhos da cidade, que aproveitam o evento para matar saudade de parentes e amigos, relembrar os velhos tempos e se interagir com a população.

Nos áureos tempos da extração mineral, principal atividade econômica da cidade, a noite com maior movimento era a dos Garimpeiros, com o fim do garimpo, nos dias atuais a noite com maior expectativa é a dos Filhos e Amigos de Nortelândia, que acontecerá neste sábado (20), quando os antigos moradores que deixaram a cidade em busca de oportunidades, retornam para encontrar parentes e amigos, provocando um grande movimento na cidade.

A festa também é responsável por aquecer a economia nesta época do ano, movimentando o setor de alimentos, hotelaria, postos de gasolina, lanchonetes e bares. O dinheiro arrecadado com o leilão de prendas é doado para a Igreja Matriz de Sant’ana que utiliza os recursos para manutenção da paróquia.

A cidade está toda preparada para receber os visitantes e turistas que irão lotar a cidade. Uma legião de voluntários, devotos, coordenadores de noites e festeiros, trabalham a dias na preparação da festa, desde a escolha dos novenários e novenárias até os leilões de prendas e de gado.

O pároco local, Padre Melchior Casali, disse estar otimista com a festa, que a cada ano surpreende os organizadores, comunidade católica e a população.

“Esta tudo pronto para recebermos os visitantes e filhos e amigos de Nortelândia para comemorarmos a padroeira da cidade e fortalecer ainda mais a nossa igreja na comunidade” disse o Padre Melchior.

Clique aqui e acesse o site da festa e veja toda a programação, incluindo as noites de leilão e seus novenários e novenárias.

MEMÓRIA

A história de Nortelândia se divide em duas fases distintas: uma anterior à vila de Santana dos Garimpeiros – o primeiro nome do lugar – e a outra, a partir de 1936, quando José Lúcio de Oliveira, o Macaúba, fundou Santana dos Garimpeiros nas barrancas do rio Santana, onde décadas antes foram exploradas as lavras de diamante de São Joaquim.

Em 1936, o garimpo ganhou com força, com muitos garimpeiros “bamburrando” (no jargão dos baixões significa pegar pedras de grande valor comercial). Nessa época, o pioneiro Macaúba lançou as bases do núcleo urbano de Santana dos Garimpeiros, que não passava de casebres toscos e sem nenhuma preocupação urbanística. O nome primitivo era alusão ao rio Santana e aos garimpeiros que trabalhavam em seu leito.

Com a emancipação a denominação foi alterada para Nortelândia, como homenagem aos nordestinos, sobretudo baianos, maranhenses e cearenses que garimpavam na região. O termo “Norte” foi empregado erroneamente, porque a base da população local era constituída de nordestinos, que à época eram chamados de nortistas. O sufixo “lândia” completa o nome: terra nos nortistas.

História da Festa de Santana

Não se tem a data especifica de quando foi o primeiro festejo religioso, em beneficio, para se construir a Igreja matriz em Nortelândia, sabe-se que não houve festas nos anos de 1956, 1957 e 1958 e que a partir de 1959 se perpetuou à tradição oficial da festa de Santana.

Importante frisar que Santa Ana não é Nossa Senhora, pois Nossa Senhora e denominação à Maria, mãe de Jesus. Santa Ana é mãe de Nossa Senhora e avó de Jesus.

O primeiro alicerce para a igreja foi construído pelo prefeito Francisco Andrade.

A primeira imagem de Santa Ana foi doada pelo prefeito Marcelino Balbueno (Paraguai) e com a presença da imagem eram realizados os festejos; e as missas eram realizadas nas casas de moradores devotos, um deles Senhor Enoc Bandeira.

Quem celebrava as missas em Nortelândia era o Padre José Lago da Rocha, pároco de Arenápolis. Já por volta de 1959 já estava por aqui o Padre Agostinho Kist, que por sinal entrou em atrito com a comissão da 1ª Festa de Santana organizada.

A imagem de Santana que hoje existe foi comprada em 26 de fevereiro de 1959 e batizada junto com o primeiro sino durante a festa que se realizou de 17 a 26 de Julho de 1959, sendo que as novenas e leilões realizaram-se na residência do Sr. Maximiano Leite e a missa do dia 26 em um Galpão improvisado no espaço físico onde futuramente seria a praça Central.

A ideia original era que a Igreja fosse construída onde hoje é a praça Edgar Araújo, no entanto a maioria dos devotos opinou para seu local fosse onde ela está hoje.

A construção da Igreja deu-se início em 1960, logo depois, já na paróquia de Nortelândia, temos a presença do Padre José Conti, que também recebeu dinheiro em grande importância, em forma de doação, de sua família da Itália para construção da casa paroquial.

Em 1965 chega em Nortelândia a presença significativa de Padre Mathias Orth, que já em 1966 sugeriu a primeira ampliação da Igreja.

Dessa data até então várias personalidades colaboraram para que nos dias de hoje tenhamos o importantíssimo templo religioso que homenageia Santana.


Festeiros 2019

Bartolomeu Quinteiro de Almeida e Adriana Silva Duarte Quinteiro

Claudio Roberto de Carvalho Silva e Edna Araujo de Carvalho Silva

Edivaldo de Sá Teixeira e Edessandra de Sá Teixeira Braz

José Antônio dos Santos Brehm Júnior e Fernanda Oliveira de Souza Brehm

Vânio Barbosa Batista e Fernanda Oliveira Magalhães

Fernanda Oliveira de Souza Brehm Fernanda Oliveira Magalhães Dilva Maria da Silva Rosa





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/432326/visualizar/