Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 23 de Julho de 2019 às 08:13
Por: Vinícius Bruno/RD News

    Imprimir


Gilberto Leite
Sindicalista Gilmar Brunetto, o Gauchinho, diz que Governo fará  nova proposta em 48 horas
Sindicalista Gilmar Brunetto, o Gauchinho, diz que Governo fará nova proposta em 48 horas

O Governo do Estado propôs um Plano de Demissão Voluntária (PDV) pouco atrativo para os funcionários da Empaer. As regras para apuração do valor a ser pago como indenização vai considerar um percentual de 74% sobre o valor da última remuneração multiplicada pelos anos trabalhados até a data do desligamento. No PDV anterior, que chegou a ser aprovado para a empresa pública era de indenização de 150%.

A proposta feita pelo secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Basílio Bezerra, durante reunião na manhã desta segunda no Palácio Paiaguás não foi acatada pelo sindicato que representa os funcionários da Empaer (Sinterp). Diferente do PDV praticado na MTI, empresa de Tecnologia da Informação do Estado, o Governo parcelou a indenização. Dessa vez, o Governo quer pagar à vista, mas a possibilidade também não atrai a categoria.

O vice-presidente do Sinterp, Gilmar Brunetto, explica que foi oferecida uma contraproposta para que o Governo considere 100% de indenização. “Se manter em 74%, a adesão vai ser mínima. Hoje são 250 funcionários dispostos a aderir o PDV caso a indenização seja acima de 100%”. Brunetto avalia que com baixa adesão ao PDV, não compensa ao Governo aplicar o PDV.

O secretário Basílio se prontificou, na reunião, em analisar a contraproposta dos funcionários e dar uma resposta em dois dias. Enquanto isso, a Empaer segue na incerteza se vai continuar existindo ou não.

A empresa, responsável por pesquisa e extensão agropecuária e assistência aos produtores rurais da agricultura familiar tem 619 funcionários, dos quais 348 estão habilitados para aderir ao PDV. Deste montante, 71% podem pedir demissão voluntariamente caso as cláusulas apresentadas pelo Governo sejam vantajosas. O parcelamento da indenização é um fator considerado positivo aos que defendem um percentual acima de 100% como indenização.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/432389/visualizar/