Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 24 de Julho de 2019 às 15:12
Por: Da Assessoria

    Imprimir


A criação de sistemas municipais de educação (SME) foi um dos assuntos discutidos nesta terça-feira (23), em reunião entre o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios - AMM, Neurilan Fraga, e o presidente do Conselho Municipal de Educação de Cuiabá, Luiz Batista Jorge. O conselheiro também pediu o apoio da entidade para a divulgação do 1º Seminário Regional do Centro-Oeste “Escola? Presente”.

De acordo com Fraga, a AMM reconhece que os sistemas de ensino próprios representam mais autonomia aos municípios, que podem adequar as normas educacionais à identidade local. “Cada região do nosso estado possui uma identidade própria, com características locais muito diferentes umas das outras. O sistema municipal permite envolver a sociedade nas discussões para que as decisões estejam de acordo com a própria realidade”, explicou.

Ele também ressaltou que, além de atender às necessidades específicas de cada região, o SME dá mais agilidade aos processos.

Durante a reunião, Luiz Batista ressaltou que a criação dos sistemas próprios será um dos temas abordados no 1º Seminário Regional do Centro-Oeste “Escola? Presente”. O evento será realizado no dia 16 de outubro, em Cuiabá e deve reunir gestores dos 141 municípios do estado.

“O seminário está em sua 24ª edição, mas é a primeira vez que Cuiabá irá sediar a realização. É uma grande oportunidade para secretários, gestores e educadores municipais se atualizarem sobre temas muito importantes, como a Base Nacional Curricular e políticas educacionais”, acrescentou Batista.

SME

O SME é a organização legal e institucional de um conjunto de elementos autônomos que se interagem intencionalmente em prol da educação. Cada sistema de ensino atua em função das necessidades e dos objetivos específicos de sua região. Os elementos do Sistema Municipal de Educação estão definidos na LDB, Lei n° 9.394/96, sendo órgãos e instituições, com seus respectivos profissionais, as normas, o planejamento, os recursos financeiros e culturais e a dinamicidade.

Escola? Presente

O 1º Seminário Regional do Centro – Oeste Escola? Presente tem como tema: BNCC, Currículo e Humanização: Perspectivas para uma Escola Cidadã. Esse seminário faz parte do Programa Integral de Desenvolvimento Profissional – PROGRIDE e conta com o apoio das Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particulares (Sinepe-MT) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MT).

O evento tem como objetivo dialogar sobre temáticas atuais da educação relacionadas à prática docente, refletindo sobre questões de relevância para o desenvolvimento do processo pedagógico, como as competências da BNCC e suas inter-relações como o Currículo e seus componentes curriculares.

Para mais informações sobre o evento acesse: https://cmecuiaba.com.br/





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/432422/visualizar/