Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 25 de Julho de 2019 às 08:53
Por: Da Assessoria/AMM

    Imprimir


O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, Neurilan Fraga, se reuniu nesta quarta-feira (24) com o superintendente da Caixa Econômica Federal, Moacyr do Espírito Santo, para tratar sobre uma parceria para a construção de casas populares nos municípios. A reunião foi realizada na superintendência da Caixa Econômica, em Cuiabá, e também contou com a participação da equipe técnica da instituição financeira.

Fraga disse que o déficit habitacional é uma das principais carências dos municípios e se configura como um sério problema social. “Estamos buscando essa parceria para que a Caixa financie a construção das casas com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS”, assinalou. Neurilan disse, ainda, que vai propor também a participação do Governo do Estado de Mato Grosso e do Sindicato da Construção Civil para atender essa demanda nas cidades mato-grossenses. “Com o investimento do Governo e o subsídio da Caixa é possível reduzir significativamente o custo da habitação e isso possibilita que as famílias que pagam aluguel possam ter a sua casa própria”, frisou, lembrando que 20% do Fethab diesel, arrecadado pelo Governo, devem ser destinados, legalmente, a investimento em habitação e obras urbanas. A estimativa é que o custo de construção de uma casa de cerca de 45 metros quadrados fique em torno de R$ 70 mil, sem considerar o valor do terreno.

O superintendente da Caixa Econômica Federal em Mato Grosso, Moacyr do Espírito Santo, disse que o objetivo é levar habitação digna e de qualidade às pessoas que moram nos municípios. “A Caixa tem o recurso do Fundo de Garantia e a AMM tem a estrutura de apoio para os projetos. O objetivo, nesta conversa inicial, é contemplar todos os municípios de Mato Grosso”, assinalou, acrescentando que o déficit habitacional é uma realidade nos municípios, além da condição de moradia inadequada à dignidade do ser humano em muitas localidades. Ele também ressaltou que o Termo de Cooperação Técnica que está sendo formatado visa reduzir o valor da prestação dos imóveis para as famílias.

Capacitação – Durante a reunião, o presidente da AMM também propôs ao superintendente da Caixa que a instituição financeira promova a capacitação da equipe de engenheiros e arquitetos da Associação que trabalham na elaboração dos projetos executados nos municípios. A Caixa Econômica é a instituição que analisa e aprova os projetos elaborados pela AMM para posterior autorização do processo licitatório e o início das obras. O objetivo é que haja uma integração cada vez maior entre os técnicos da Associação e da Caixa para reduzir a necessidade de correção de eventuais divergências, agilizando a aprovação dos projetos. O treinamento já foi realizado em anos anteriores e a proposta é que essa nova capacitação ocorra neste segundo semestre.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/432430/visualizar/