Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 30 de Julho de 2019 às 16:23
Por: Sandra Carvalho/Da Assessoria

    Imprimir


O professor-doutor em Educação Paulo Tomazinho, do Paraná, ministrou um curso no Colégio Notre Dame de Lourdes, em Cuiabá (MT), neste último sábado (27) sobre o tema “Repensando a aprendizagem”. Durante oito horas, o consultor abordou a questão do conteúdo, evidências científicas, neurociências da aprendizagem e estratégias didáticas assimétricas com os professores da instituição da Rede Azul e de escolas parceiras.

Paulo Tomazinho defende que ensino nem sempre significa aprendizagem. “Em todos os eventos de educação tem uma ênfase muito grande em processo de ensino, como o professor deve ensinar, ferramentas, soluções para ensino, metodologias, sistemas, mas eu acredito que todo esse esforço que é dado para o ensinar nem sempre se traduz em aprender”.

A didática, pontua o especialista, é a arte e a ciência de ensinar e aprender. “Ela é binária. Se tem o ensino, necessariamente tem que ter aprendizagem. Refletindo sobre isto, comecei a fazer quatro perguntas. Qual a melhor forma de ensinar? Qual a melhor forma de aprender? Qual a melhor forma de estudar? Porque muitos alunos esquecem o que estudam?”.

Sobre qual a melhor forma de ensinar, Paulo Tomazinho começou a verificar as melhores evidências científicas nisto. E percebeu na literatura científica fica atestado que a melhor forma de ensino é colocar o aluno para trabalhar com metodologias ativas e não a aula expositiva, a leitura, nem o audiovisual ou vídeo ou demonstração.

Já em relação a melhor forma de aprender, o professor-doutor observa que se o professor ensina sabendo que a melhor forma de ensinar é a metodologia ativa, a melhor forma desse aluno aprender também não é expositiva, nem a leitura e nem audiovisual ou vídeo ou demonstração.

“A melhor forma do aluno aprender, à luz da ciência, tem que envolver conversar sobre o assunto para criar os seus processos cognitivos cerebrais e associações com aquele conteúdo; o aluno tem que fazer, porque fazendo aprende muito mais; e a terceira é permitir que o aluno ensinem os seus colegas”.

Quanto à melhor forma de estudar, Paulo Tomazinho explica que toda vez que testar seu conhecimento por simulados, provas, tenta lembrar, recuperar o conteúdo na sua memória tende a ser uma boa técnica de estudo, muito melhor do que releitura, do que sublinhar, do que leitura. “Então, a melhor forma de estudar é por meio de simulados e prática distribuída. Não adianta fazer 40 provas de simulados em uma semana ou final de semana. O ideal é de tempo em tempo recuperar essa informação, revisitar a informação em práticas intervaladas de tempos mostram que é a melhor técnica de estudo”.

E sobre porque o aluno esquece o que estudou, o especialista volta na importância de que é importante aprender por longo prazo, para uso profissional, para a vida, fazendo isso recuperando as informações em prática intervalada, conversando, ensinando o colega, e este conjunto de práticas o fará lembrar do conteúdo por mais tempo.

Teoria da Comunicação

Toda vez que o professor dá uma aula ele é o emissor da informação e o aluno é o receptor. Geralmente de 70% a 75% imediatamente o aluno absorve. Porém, um dia depois a capacidade de lembrar as informações cai 50% e uma semana ou um mês cai para 10% ou 5%.

Como quebrar esta realidade apontada pelo professor Paulo Tomazinho. Ele mesmo responde: “Se você estuda hoje, a melhor forma de aprender isso é se testar com intervalos regulares de tempo. Ou o professor cria uma estratégia, ou os alunos criam grupos após a aula e recapitulam. Esta é a primeira repetição. Dois dias depois o aluno lê sobre novamente sobre a matéria. Uma semana, um mês depois, volta a recapitular”.

Pensando a aula em blocos

Para o professor, Dr. Paulo Tomazinho orienta que dê aulas pensadas em blocos a fim de facilitar o processo de ensino- aprendizagem.

“Uma das coisas mais importantes que o professor pode fazer é falar menos. É tentar trabalhar um pouco menos de conteúdo, porém com mais profundidade. Ele deve pensar a sua aula em blocos. Início, meio e fim de aula”.

No início, o professor deve ganhar a atenção e conquistar o interesse do aluno. Ele pode fazer isso contando uma história. Nós, seres humanos adoramos histórias. Relacionar o conteúdo a uma experiência pessoal, profissional, a um paciente, a uma empresa, isto acaba ganhando a atenção e interesse do aluno, de acordo com o especialista. “Outra forma de fazer isso é mostrar o porquê esse conteúdo vai ser importante para o aluno no futuro, dar exemplo de onde ele usará isso”.

No meio da aula o professor tem que ter alguns momentos de checagem pra saber se o aluno está entendendo. “Gostaria que vocês conversassem com os colegas do lado o que entendeu e aí terão que recuperar as informações, construir uma frase e ensinar ao colega do lado, e o outro fazer novas associações, somando pontos de vistas e esses minutos ajudam a sistematizar o que foi trabalhado na aula até aquele momento”.

E uma estratégia no final da aula, o professor deve abordar um fato interessante que o aluno possa querer se aprofundar naquilo, ou o aluno fazer uma série de quatro perguntas de como o professor pode cobrar em prova no futuro para saber se houve entendimento do conteúdo; ou um resumo do que o professor apresentou na aula.

Mudança de era

“Nós estamos tendo a oportunidade de viver uma mudança de era. As tecnologias exponenciais tem mudado radicalmente a forma como as pessoas convivem, compram, se relacionam, e se a educação é um reflexo da sociedade, obviamente quando tem essas mudanças refletem na educação, na sala de aula”.

Neste contexto o Dr. Paulo Tomazinho afirma que o professor, de modo geral, consciente, mas está ansioso por saber o que virá. “Só que o futuro é inserto e por isso cada vez mais a capacitação contínua dos professores nunca foi tão importante como nos dias de hoje, para estar atualizando, discutindo, quais são as novas formas do que dá certo ou não, e tudo é uma experimentação”.

E conclui: “Como não é possível saber o que virá no futuro, o professor precisa aprender mais rápido e aprender a desaprender, que é não ficar preso a hábitos, a modelos antigos e, portanto, muito importante para todo mundo, inclusive para professores”.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/432492/visualizar/