Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 05 de Agosto de 2019 às 16:47
Por: G1 MT

    Imprimir


Dados são do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon. — Foto: Secom-MT
Dados são do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon. — Foto: Secom-MT

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Centro Vida, Mato Grosso registrou, em 2018, quase mil quilômetros quadrados de desmatamento do bioma Cerrado. Ainda segundo o ICV, 95% do desmate é ilegal.

Mato Grosso responde por 15% do desmatamento do Cerrado, ocupando a terceira colocação no país. De acordo com a análise das características do desmatamento realizada pelo ICV, cerca de um terço de todo desmatamento no cerrado mato-grossense ocorreu em imóveis rurais cadastrados.

Além do alto índice de ilegalidade, a análise realizada pelo ICV mostra que as áreas de desmatamento com mais de 50 hectares respondem por 71% do total. Se comparado a 2017, o estudo aponta uma tendência de aumento das grandes derrubadas. Foram 10% a mais de ocorrências em grandes áreas.

O cruzamento com os dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) mostra uma predominância do desmatamento em imóveis rurais cadastrados, quase 63%, sendo que mais da metade ocorreu em grandes imóveis, com mais de 1.500 hectares.

Os projetos de assentamentos da reforma agrária concentraram 12% do total desmatado. Nas áreas protegidas, que englobam unidades de conservação e terras indígenas, 2%.

O estudo também aponta para uma tendência de concentração nas regiões do Araguaia e no Centro-sul do estado. Metade do Cerrado que desapareceu em 2018 estava concentrada em 15 municípios, sendo Paranatinga o primeiro do ranking.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/432578/visualizar/