Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 14 de Agosto de 2019 às 14:22
Por: Redação

    Imprimir


O escritor gaúcho Reginaldo Pujol Filho, que estará em Cuiabá a convite do projeto Arte da Palavra do Sesc para coordenar um laboratório de criação literária, aproveitará sua passagem pela cidade para lançar o seu quarto livro, com o sugestivo título de Não, não é bem isso. O lançamento, que terá um bate-papo entre o autor e o escritor Eduardo Mahon, está devidamente marcada para o sábado 17 de agosto, a partir de 18h, no Núcleo de Artes Cênicas do Sesc Arsenal.

Mas que livro é esse?

Saindo pelo selo Não Editora, braço da Dublinense para a literatura brasileira de ficção, o conjunto de experiências narrativas transita por uma vontade incontornável de querer começar do zero após cada ponto final. E, diante de um mundo onde dizem que tudo já foi dito, que tudo já foi tentado, a cada novo texto Reginaldo segue a busca por uma forma diferente. Surgem no livro uma página de Wikipedia, fotografias, um monólogo teatral, uma especulação dentro da Arca de Noé.

O resultado é uma diversidade de formatos e estilos, que impressionou o escritor Sérgio Sant'Anna. Sant'Anna é taxativo: "sem nenhum exagero, é das melhores coisas que li de literatura brasileira nos últimos tempos". E o autor carioca vai ainda mais longe no comentário: "Chega a espantar-me que alguém possa ter alcançado esse nível de enredo e linguagem".

Estamos falando, sem dúvida, de um exercício intenso. Nos últimos seis anos, Pujol aprofundou os estudos de literatura concluindo um mestrado e um doutorado em Escrita Criativa, curso em que discutiu várias formas radicais no uso da língua dentro de uma narrativa. "Reparando no que eu estava escrevendo, comecei a gostar dessa unidade da diferença, de colar um monte de peças estranhas umas às outras. Reunir pela diversidade e não pela semelhança", observa Reginaldo, para quem a busca aqui é por relação cada vez mais dinâmica com aquele tipo de leitor que não foge ao desafio.

“Marcelino Freire, falando de poesia e de construções de frases, sempre faz um elogio àquela escrita em que não se consegue adivinhar a próxima palavra. Acho que ele diz assim ‘Se o leitor adivinhar a próxima palavra, se ele completar antes de você,

lascou’. Penso agora que eu posso ter buscado isso no âmbito do livro, não só da frase, mas da composição do livro, sua ordem, sua edição", completa Pujol.

Esperamos todos lá, no Sesc Arsenal.

SERVIÇO:

Bate-papo entre os escritores Reginaldo Pujol Filho e Eduardo Mahon

e Lançamento de Não, não é bem isso

Sábado, dia 17 de agosto, 18h,

Núcleo de Artes Cênicas do Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, S/N - Centro Sul, Cuiabá)

>> O livro estará à venda no local (pagamento em dinheiro)

CONTATOS DO AUTOR: reginaldo_pujol@yahoo.com.br

51 998065694 (ligações e sms)

MAIS SOBRE O AUTOR:

Reginaldo Pujol Filho é autor dos livros Só Faltou o Título, Quero Ser Reginaldo Pujol Filho e Azar do Personagem. Tem mestrado e doutorado em Escrita Criativa pela PUCRS, ministra cursos de criação literária e escreve crítica e ensaio para veículos como O Globo, Zero Hora e Suplemento PE. Também escreve roteiros de cinema e é curador da Coleção Gira de Literaturas de Língua Portuguesa da editora Dublinense. (http://www.reginaldopujolfilho.wordpress.com/)





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/432682/visualizar/