Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 22 de Agosto de 2019 às 18:49
Por: G1 MT

    Imprimir


Yago Oliveira/G1 MT
Tempo seco e fumaça contribuem para infecções respiratórias, diz pneumologista — Foto: Yago Oliveira/G1 MT
Tempo seco e fumaça contribuem para infecções respiratórias, diz pneumologista — Foto: Yago Oliveira/G1 MT

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgados nesta quinta-feira (22), foram registradas 4.873 internações decorrentes de problemas respiratórios em todo o estado, de janeiro a junho deste ano. A SES ainda não informou o número de internações em julho e agosto de 2019.

Segundo a secretaria, nos primeiros seis meses de 2018 foram registradas quase 6 mil internações em razão de doenças respiratórias. Durante todo o ano, mais de 10 mil pessoas foram internadas com problemas respiratórios.

Somente em julho do ano passado foram 894 internações. Em agosto, 850.

O pneumologista Lamberto Mário Henry, as complicações respiratórias são muito comuns nessa época do ano. Segundo ele, o tempo seco e a baixa umidade contribuem para o ressecamento das vias respiratórias e estimulam a tosse, a falta de ar, sensação de cansaço e até sangramento.

"As pessoas buscam mais os serviços de pronto atendimento com este tipo de queixa, nesta época do ano. A maior parte dos atendidos é criança. Elas e os idosos são os que mais sofrem", explicou ele.
Com cidade coberta de fumaça e baixa umidade é preciso beber água, diz médico — Foto: Yago Oliveira/G1 MTCom cidade coberta de fumaça e baixa umidade é preciso beber água, diz médico — Foto: Yago Oliveira/G1 MT

Com cidade coberta de fumaça e baixa umidade é preciso beber água, diz médico — Foto: Yago Oliveira/G1 MT


Dessa forma, é preciso buscar estratégias para minimizar os sintomas. Uma delas, segundo o médico, é aumentar o consumo de água e hidratar o ambiente onde se passa mais tempo, ou o quarto durante a noite.

Lamberto explica que as crianças são muito sensíveis porque o sistema respiratório é menos maduro. Então, ele sugere que os pais estejam atentos e mantenham os pequenos hidratados.

"É preciso que os pais ofereçam água para a criança, porque ela só vai pedir quando estiver com muita sede. Então, a cada meia hora é bom dar um pouco de água para a criança".




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/432770/visualizar/