Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 28 de Agosto de 2019 às 16:34
Por: Gustavo Ourique/Da Assessoria

    Imprimir


Com previsão de ser injetado mais de R$ 800 milhões na economia de Mato Grosso, os saques do FGTS e PIS/Pasep – já no mês de setembro – resultaram na melhora da Intenção de Consumo das Famílias (ICF) no mês de agosto, segundo a pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgado nesta quarta-feira (28) pela Fecomércio-MT.

O posicionamento da Fecomércio-MT para a pesquisa também reflete o cenário de mudanças na economia, que vem apresentando um crescimento gradual no país, principalmente no mercado de trabalho. A possibilidade dos saques do FGTS e do PIS/Pasep estão estimulando o consumo das famílias em todo o país.

O ICF de agosto apresentou alta de 8,2% sobre o mês anterior e 11,9% na comparação com agosto de 2018, chegando a 82,5 pontos. O resultado positivo foi observado nas famílias que recebem até 10 salários mínimos e acima disso, de 8,6% e 5,1%, respectivamente. Sobre o mesmo período do ano passado, a variação foi de 13,4% e de 1,5%.

A alta no mês se relacionou principalmente com as variações positivas nos indicadores Nível de Consumo Atual (13,2%), Perspectiva de Consumo e Renda Atual, com 11,3% cada e Compras a Prazo, com 10,2%. Os demais indicadores da pesquisa também apresentaram resultados que refletem a satisfação das famílias quanto ao emprego, como Emprego Atual (2,8%) e Perspectiva Profissional (6%).

No entanto, O ICF tem permanecido abaixo de 100 pontos, zona considerada de insatisfação, desde julho de 2015, quando atingiu 86,2 pontos, completando, assim, 50 meses nesta situação.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/432856/visualizar/