Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 30 de Agosto de 2019 às 16:33
Por: Por Luiz Gonzaga Neto, TV Centro América

    Imprimir


Equipes tentam conter as chamas por terra — Foto: Corpo de Bombeiros - MT
Equipes tentam conter as chamas por terra — Foto: Corpo de Bombeiros - MT

Para tentar combater um incêndio que já destruiu parte da área de proteção ambiental, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, o Corpo de Bombeiros usou duas aeronaves, na manhã desta sexta-feira (30). As chamas que se alastram há quase uma semana, ameaça a comunidade Coxipó do Ouro.

O combate às chamas já vinha sendo feito por equipes dos bombeiros e do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMbio) por terra. Entretanto, o tempo seco, o vento e o fato de ser uma região de morraria tem dificultado a extinção do fogo.

Tempo seco e vento contribuem para que as chamas se alastrem, segundo bombeiros — Foto: Corpo de Bombeiros - MTTempo seco e vento contribuem para que as chamas se alastrem, segundo bombeiros — Foto: Corpo de Bombeiros - MT

Tempo seco e vento contribuem para que as chamas se alastrem, segundo bombeiros — Foto: Corpo de Bombeiros - MT

Por enquanto, o fogo não ameaça a área do Parque Nacional de Chapada, mas põe me risco a comunidade Coxipó do Ouro e os trabalhos das equipes estão concentrados em evitar que as chamas cheguem até as chácaras do distrito.

O abastecimento de água das aeronaves é feito no aeródromo de uma empresa de Cuiabá. Os aviões chegam a cada 10 minutos.

De acordo com o coronel Flávio Gledson, comandante das ações aéreas, a expectativa é que a ação conjunta entre as equipes que atam por terra e as aeronaves possa controlar o incêndio.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/432896/visualizar/