Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 03 de Setembro de 2019 às 08:44
Por: José Lucas Salvani/Olhar Direto

    Imprimir


O estado de Mato Grosso registrou quatro casos suspeitos de sarampo nas cidades de Canarana, General Carneiro, Sorriso e Cuiabá. As informações são da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica.

O caso registrado em Cuiabá é o único que não foi contraído no estado. Segundo a SES-MT, o paciente contraiu o vírus em Tocantins. Conforme as informações divulgadas até o momento, ainda não é possível confirmar se os demais contraíram o vírus no estado de Mato Grosso. Todos os casos apresentam quadro de melhora.

De acordo com a secretaria, todas as medidas cabíveis para o bloqueio da doença, como aplicação da vacina, foram tomadas. Também foram enviados para laboratórios materiais para análise para poder confirmar que são casos de sarampo.

1,6 mil casos no Brasil

De acordo com o último boletim epidemiológico, foram registrados 1680 casos de sarampo no Brasil, em 11 estados brasileiros. Os primeiros casos divulgados pela SES-MT fazem com que o estado entre para estas estatísticas. Devido ao surto da doença, o Ministério Público determinou a medida preventiva “dose zero”, com o objetivo de vacinar 1,4 milhão de crianças no país.

Desta forma, o Ministério da Saúde informou que irá enviar 1,6 milhão de doses para os estados. Entretanto, segundo a Responsável Técnica de Imunização (RT) de Cuiabá, Sandra Horn, é importante esclarecer que a chamada "dose zero" não substitui e não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança.

Em Cuiabá, a Secretaria de Saúde realiza rotineiramente por meio das unidades de Atenção Básica, ações de atualização do calendário Vacinal. Na rotina, a tríplice viral está disponível em todas as salas vacinais para crianças de 12 a 15 meses. A vacina previne também contra rubéola e caxumba.

Confira a nota da SES-MT na íntegra.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, informa que foi notificado sobre a existência de quatro casos suspeitos de sarampo – um de Cuiabá (diagnosticado em Tocantins), um do município de General Carneiro, um caso suspeito no município de Sorriso e um do município de Canarana.

A Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da SES-MT tomou todas as medidas de bloqueio da doença, por meio de aplicação da vacina, e encaminhou material para exames nos laboratórios competentes, que poderão confirmar ou não as suspeitas. Todos os quatro pacientes apresentaram quadro de melhora.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://reporternews.com.br/noticia/432915/visualizar/