Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 03 de Setembro de 2019 às 14:07
Por: Janaina Gahyva/Da Assessoria

    Imprimir


O Várzea Grande Shopping, abriu as portas no mês de setembro com iluminação e um espaço especial. O “Espaço Você” é um ambiente de acolhimento, multissensorial, idealizado em apoio ao 'Setembro Amarelo’, campanha alusiva a prevenção ao suicídio.

Quem visitar o espaço, localizado no P1, poderá deixar mensagens de apoio e incentivo nas paredes ou ainda escrever uma carta, que pode ser anônima ou assinada, com pedido de ajuda ou um desabafo e que vai ser depositada em um baú, deixado no espaço. O empreendimento conta com o apoio do CVV, que reforça que, falar é a melhor solução.

A voluntária do CVV, Dayane Nascimento, reforça a importância da campanha já que o assunto é muito deliciado e precisa ser abordado com muito cuidado “Levantar a questão do suicídio, os números, os tabus, falar sobre o assunto, ajuda na prevenção.

A psicologa Bianca Garcia da Silva, explica que as mensagens deixadas podem inclusive ajudar pessoas que estão passando por problemas. “O visitante pode se identificar com uma mensagem deixada na parede, que pode ajudá-lo a se perceber e a partir disso, ele pode inclusive entender que precisa buscar ajuda profissional”.

A campanha acontece simultaneamente em diversos países e atua, 24 hora por dia, todos os dias do ano. O número do CVV e’ 188, vale ressaltar que a ligação é gratuita. O espaço vai ficar aberto durante todo o mês setembro.

Outra forma encontrada pelo VG Shopping para demonstrar o apoio ao Setembro Amarelo, pode ser vista de longe, a fachada do shopping está com a iluminação toda em amarelo, chamando ainda mais a atenção da população para um problema muitas vezes silencioso.

SETEMBRO AMARELO

A campanha foi criada em 2015 , pelo Centro de Valorização da Vida, o CVV, Conselho Federal de medicina e Associação Brasileira de Psiquiatria e a cada ano ganha mais adeptos e espaço na sociedade. Para muito o assunto parece realidade distante ou que afeta pouca pessoas porem, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio em algum lugar do planeta, o que significa que em um ano, mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/432926/visualizar/