Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 04 de Setembro de 2019 às 08:25
Por: Por Flávia Borges, G1 MT

    Imprimir


Bombeiros militares combatem dia e noite incêndios florestais. — Foto: Corpo de Bombeiros
Bombeiros militares combatem dia e noite incêndios florestais. — Foto: Corpo de Bombeiros

Mais de 10 mil hectares já foram atingidos por queimadas entre o Chapada dos Guimarães e Cuiabá.

Segundo o Corpo de Bombeiros, 3.893 hectares atingidos ficam dentro do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e 6.540 hectares na Área de Proteção Ambiental (APA), que fica dividido entre Chapada e Cuiabá.

As duas áreas vêm sendo alvo de incêndios desde o início da temporada de seca no estado e o Corpo de Bombeiros, por meio do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) e do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GavBM), estão atuando no combate a essas ocorrências.

O governador Mauro Mendes (DEM) cobrou do governo federal a liberação do Exército para atuar no combate às queimadas no estado. A cobrança foi feita nessa segunda-feira (2), em Belém (PA), durante o encontro dos governadores da Amazônia Legal Oriental, com integrantes do governo federal.

Mesmo assim, segundo o Corpo de Bombeiros, militares do Exército do 44º Batalhão de Infantaria Motorizada de Cuiabá têm colaborado para apagar focos de incêndio.

Devido ao tamanho das áreas atingidas e visando minimizar o impacto ambiental, o Corpo de Bombeiros trabalha em conjunto com outras instituições como o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e Brigada Descentralizada do Corpo de Bombeiros Militar (BDBM).

No sábado (31) foi finalizado o combate a um incêndio florestal iniciado na terça-feira (27). As equipes se dividiram para atuar na região de Coxipó do Ouro, onde a queimada foi controlada nesta terça-feira (2).

Conforme o Corpo de Bombeiros, após terminarem o trabalho no local, a equipe já se deslocou para atender uma outra área, chamada de Água Fria, em Chapada dos Guimarães e, em seguida, vai atender uma chamada na estrada no Manso.

Os bombeiros militares atuaram fazendo revezamento de pessoal para que a ação continuasse sem interrupção até conter as frentes do fogo. Apesar das condições desfavoráveis como fortes ventos, o fogo foi contido.

Já neste domingo (1º) o GAvBM foi acionado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a fim de apoiar o combate terrestre realizado pelas equipes de brigadistas no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.

As equipes terrestres concentraram esforços na construção de um aceiro negro para conter a linha de incêndio, por isso a aeronave de combate focou seus lançamentos na região que favorecesse a dinâmica e possibilitasse a finalização do aceiro. O GAvBM realizou também o combate de um foco de incêndio próximo ao morro São Jerônimo, atrasando o avanço das chamas, assim o ICMBio realizou o combate direto e finalizou a ocorrência.

No combate a estas ocorrências foram empregados duas aeronaves de combate, cinco autos rápidos florestais, uma auto tanque com capacidade de 30 mil litros, um caminhão pipa de 15 mil litros, uma piscina de 18 mil litros, um caminhão cisterna do Exército, uma viatura de transporte de tropa também do Exército, 45 bombeiros militares, 20 militares do Exército Brasileiro, 20 Brigadistas do ICMBIo e cerca de 32 mil litros de água lançada.

Devido ao vento forte, temperatura alta, umidade do ar baixa e vegetação extremamente seca com muita biomassa acumulada, os riscos do incêndio na região ainda são altos.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/432936/visualizar/