Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 04 de Setembro de 2019 às 15:39
Por: Fabiana Mendes/Olhar Direto

    Imprimir


No mês de prevenção ao suicídio, o empresário Hiram Vinícius de Moraes Melo decidiu fazer um vídeo no seu Facebook recomendado ajudar e “dar amor” a quem pede socorro. Ele perdeu a irmã, Flávia Melo, de 42 anos, no dia 27 de janeiro de 2018, depois que ela pulou do 10º andar de um prédio em Cuiabá.

“Eu faço essa live porque nós entramos no mês de setembro. Quem me conhece sabe que é um tema que eu posso falar. Setembro Amarelo é o mês de combate ao suicídio. Há pouco mais de um ano perdi minha irmã que eu amava tanto, irmã mais velha, Flávia, por suicídio. Ela desistiu de viver, pulou do 10º andar, deixou três filhos, dois irmãos, uma irmã adotiva, que mora em São Paulo, outra irmã por parte de pai, uma mãe que sofre a saudades desta filha, uma avó que era louca por ela”, disse.

Pensando em ajudar alguém que pensa em tirar a própria vida, ele compartilha uma série de lições. A primeira delas é aprender a ouvir. “É o melhor que você pode fazer por uma pessoa que está pensando em suicídio. Não adianta dar uma lição de moral, querer dar um chacoalhão, não adiantar a gente querer exortar. O que temos que fazer é amar essas pessoas”.

Lançado no dia 1º de setembro pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o contato de prevenção ao suicídio pode ser feito através do número 188. Curioso para saber como o atendimento funcionava, ele decidiu ligar e descobriu que tinham 57 pessoas na fila de ligações. Foram 22 minutos até que um voluntário de São Paulo atendeu a ligação.

“Eu expliquei pra ele [voluntário] que eu era alguém que tinha perdido minha irmã por suicídio e que eu queria saber se realmente existia um telefone que pudesse ajudar, e se ele seria capaz de ajudar. Antes disso, ele disse que estava ali para me ouvir. Falei o motivo da minha ligação e mesmo assim, com muita tolerância, ele me compartilhou algumas coisas”, relatou.

Na ligação, Hiran descobriu que o voluntário teria tentado tirar a própria vida, inclusive não ia em velório porque sentia inveja do morto. “Ele descobriu que ajudando as pessoas, era um jeito de se ajudar. Há sete anos ele faz isso. Ele disse que para poder participar do CVV ele fez um curso, de dois em dois anos ele faz uma reciclagem. É muito séria a instituição porque eles preparam realmente as pessoas, para que elas estejam prontas para ajudar quem precisa”, conta.

“Se você estiver passando por algum problema, se você conhece alguém que passa por esse problema, ligue no 188. Certamente estará lá uma pessoa pronta para te ouvir. A segunda coisa, não banalize a dor alheia. As pessoas têm sofrido e às vezes a gente acha que está ligado as questões financeiras, realizações profissionais, e o fato é que a depressão é uma doença na alma. E se a pessoa está doente, existe um remédio, esse remédio se chama amor. Eu desafio você a amar aquele que precisa, aquele que está doente, desafio você a ouvir aquele que precisa falar”.

Assista o vídeo completo:



Sobre o CVV

O CVV presta serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os cerca de 3 milhões de atendimentos anuais são realizados por 3.000 voluntários em 104 postos de atendimento pelo telefone 188 (sem custo de ligação), ou pelo www.cvv.org.br via chat ou e-mail. A entidade realiza também ações presenciais, como palestras, cursos e grupos de apoio a sobreviventes do suicídio – GASS (https://www.cvv.org.br/cvv-comunidade/).

Sobre o suicídio


O suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que a Aids e muitos tipos de câncer, porém pode ser prevenido em 9 de cada 10 casos. O movimento Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção do suicídio, iniciado em 2015, visa sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão – www.setembroamarelo.org.br

*Dados do Ministério da Saúde





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/432953/visualizar/