Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 12 de Setembro de 2019 às 09:56
Por: Mídia News

    Imprimir


Alair Ribeiro/MidiaNews
Forte onda de calor deve durar por pelo menos mais cinco dias, segundo o Inmet
Forte onda de calor deve durar por pelo menos mais cinco dias, segundo o Inmet

Não há previsão de chuva para o Estado de Mato Grosso pelos próximos 20 dias e as temperaturas devem permanecer altas, segundo alerta feito pela Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil.

A forte onda de calor, com temperaturas 5º acima da média, deve durar pelo menos mais cinco dias, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para esta quinta (12) e sexta-feira (13), a previsão do instituto aponta temperaturas máximas de 41°C e umidade abaixo de 10%.

Diante do cenário de clima desértico - agravado pelo alto número de queimadas -, a pasta emitiu orientações para minimizar os impactos da onda de calor e evitar riscos de hipertermia (elevação da temperatura corporal que pode comprometer o metabolismo).

Estamos há mais de 120 dias sem chuva e a previsão aponta 0% de probabilidade até o dia 23 de setembro. Esse ambiente inspira uma série de cuidados

A primeira orientação é manter a hidratação do corpo, bebendo muita água, já que o período é de baixa umidade. Outro ponto importante, é evitar a prática de exercícios físicos ao ar livre, principalmente, nos horários mais quentes, entre 10h e 16h.

“Estamos há mais de 120 dias sem chuva e a previsão aponta 0% de probabilidade até o dia 23 de setembro. Esse ambiente inspira uma série de cuidados, por conta dessa falta de chuva, calor excessivo, baixa umidade do ar e aumento do número de queimadas. Então umidificar o ambiente também é extremamente necessário nesse período crítico”, orientou o superintendente da Defesa Civil, tenente-coronel BM Marcelo Reveles.

Ele ainda apontou que, além do uso de umidificadores, os moradores podem utilizar toalhas molhadas e recipientes com água para tornar o ambiente, seja o quarto ou outro cômodo da casa, mais propício à manutenção da saúde.

Outro destaque de Reveles diz respeito ao aumento do número de queimadas, fator que tem contribuído para o "estado de calamidade" pelo qual passa Mato Grosso.

“Pedimos à população para que não coloque fogo em lixo e terrenos baldios, mantendo sempre a limpeza desses locais. E aos fumantes, que se atentem em não jogar pontas de cigarro em lugares inapropriados, como beira de estradas, pois a vegetação pode estar seca, causando incêndios de grandes proporções”, pontuou o superintendente.

A Defesa Civil ainda destaca a necessidade do uso de roupas leves, preferencialmente de algodão, e da hidratação de olhos, nariz e boca, bem como evitar o contato direto com o sol e sempre utilizar protetor solar.

SMS de alerta

Os mato-grossenses podem se cadastrar para receber SMS de alertas da Defesa Civil de Mato Grosso.

Para ter acesso, basta enviar o CEP para o número 40199, gratuitamente.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/433043/visualizar/