Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Quinta - 19 de Setembro de 2019 às 13:09
Por: Rita Comini/Coxipó

    Imprimir


Talentosa, ousada, empreendedora, antenada, criativa, hiperativa, comilona. Muitas são as características que definem a chef Renata Vanzetto, que aos 30 anos comanda um grupo que soma nove bem-sucedidos empreendimentos. Além da matriz na praia em Ilhabela, litoral norte paulistano, e duas unidades do Marakuthai em São Paulo (nos Jardins e no Itaim), somam-se dois buffets (o de llhabela e o de São Paulo que responde pelos serviços na capital e interior do Estado), o espaço de eventos Casa Vanzetto, dividindo um mesmo imóvel nos Jardins, o bar MeGusta, o restaurante autoral Ema, Matilda Lanches e o recém inaugurado Muquifo, uma casa dedicado aos pratos que fazem parte de sua memória

Durante o Pantanal Cozinha Brasil, ela ministra a oficina “Memórias afetivas de uma caiçara”, no dia 11/10, as 13h30, no Univag; e a noite, às 20h, faz a palestra “Restaurantrice e empreendedora: A jovem chef que abocanhou o mundo”, no Centro de Eventos do Pantanal. Inscrições para a oficina e palestra no site do evento www.pantanalcozinhabrasil.com.br.

Para cuidar de todos os empreendimentos e acompanhar toda a movimentação dos bastidores de seus empreendimentos conta com a ajuda da tecnologia para estar sempre ligada conversando pelo whatsApp com seus sócios e funcionários.

Além da parte administrativa, assina o menu de todas as casas e garante que seu maior prazer é a criação de novos pratos. Está sempre pesquisando novas receitas. De acordo com a chef, sua comida é o resultado de suas experiências, uma mescla da cozinha caiçara, referência da infância e adolescência, com cada coisa que foi provando e conhecendo ao longo dos anos.

O sabor agradou tanto que a chef acumula prêmios em seu currículo como, por exemplo, o de Chef Revelação do Brasil pelo Guia Quatro Rodas (2008) e prêmio de Restaurantrice do Ano, pela revista Prazeres da Mesa em 2019.

Dona de um faturamento que ultrapassa os R$ 30 milhões anuais em suas casas, a jovem chef de cozinha e empreendedora foi capa da Revista Forbes Brasil 2019.

Ela conta que seu interesse pela gastronomia começou muito cedo. Quando adolescente, a paulistana que se mudou para o litoral com apenas um ano, gostava de ver sua vó cozinhando e com ela conheceu muitos segredos culinários. Autodidata, aprendeu parte do que sabe botando a mão na massa em uma temporada de estágio na Europa, onde trabalhou em restaurantes renomados. Em 2011, fez um estágio por quatro semanas com o chef René Redzepi na cozinha do dinamarquês Noma, então considerado o restaurante número 1 do mundo pelo The World’s 50 Best, da revista inglesa Restaurant, passagem que trouxe ainda mais bagagem a chef. Foi uma experiência incrível que ela gostaria de repetir, possivelmente em São Francisco, cidade cuja diversidade gastronômica deixou Renata entusiasmada.

Com um time majoritariamente feminino, Renata conta com as mulheres da família para poder fazer o que mais gosta: cozinhar. A mãe Silvia Camargo, a irmã Luiza Vanzetto, a prima Aline Frey e as tias cuidam da parte burocrática dos negócios para que a chef crie. E a instintiva Renata cria, inventa e idealiza pratos, cardápios e projetos com uma facilidade que espanta quem acompanha de perto. Pode-se ver esta inquietação no EMA, restaurante qual lhe proporciona maior liberdade para mudanças e nasceu com este propósito, o de oferecer menus diferentes semana a semana.

Em paralelo a sua intensa rotina pilotando todas essas cozinhas, ela também participou de três edições do reality show “Cozinheiros em Ação”, exibido entre 2013 e 2015, e mais recentemente com o programa “Chef ao pé d’ouvido”, ambos pelo canal GNT.

Hoje, mãe de Ziggy, casada com o arquiteto Cassiano Bonjardim, continua num ritmo intenso, do que jeito que gosta. Para ela, cozinha é fundamental, é cultura, é algo muito importante para qualquer país no mundo e deve ser reconhecida.

Vanzetto é uma das convidas nacionais do Pantanal Cozinha Brasil, uma realização de João Carlos Caldeira, tendo como co-realizador a Univag. Conta com apoio institucional do Sebrae, Senac, Sesc e Sesc Pantanal, e patrocínio do Big Lar e Shopping Estação Cuiabá. A prefeitura de Cuiabá, Unimed, Multibar, Pão & Arte e Coxipó Assessoria de Imprensa e Rádio Cultura 90.7 apoiam o evento.

Informações, inscrições e programação completa no site www.pantanalcozinhabrasil.com.br

Sobre a Coxipó Assessoria de Imprensa

A Coxipó Assessoria de Imprensa, operando há 55 anos, atua dando visibilidade a eventos dos mais variados portes, desenvolvendo trabalhos de aproximação entre clientes e mídia, produzindo textos jornalísticos, para relatórios (empresariais e institucionais), livros, artigos de opinião, roteiros para vídeos, entre outros. À frente da empresa estão os experientes jornalistas Jairo Sant’Ana e Rita Comini, que atuam no mercado há mais de três décadas.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/433147/visualizar/