Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Terça - 08 de Outubro de 2019 às 14:28
Por: Junior Martins/Da Assessoria

    Imprimir


Junior Martins

Livas Eduardo Damazio, o ‘Dudu Cuiabano’, de 9 anos de idade, embarca nesta terça-feira (08) para disputará a Copa Guga, um torneio do Circuito Nacional da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), que ocorrerá de 09 a 13 de outubro, no Clube 12 de Agosto e no Jurere Sport Center, em Florianópolis, no estado de Santa Catarina. E, segundo o pequenino, que já acumula a conquista de sete troféus nacionais neste ano, será sua 3ª tentativa de pegar pódio na Copa Guga.

“Será minha terceira vez na categoria 9 anos da Copa Guga. Na primeira vez eu tinha sete anos e perdi na primeira rodada. Na segunda vez eu tinha oito anos e venci três partidas e perdi uma nas quartas de final. Agora vou pela terceira vez para competir na Simples e nas Duplas e com a intenção de ser campeão”, conta o garotinho, Livas Eduardo Damazio, de 9 anos, nascido em Cuiabá, morador do bairro Flor do Ipê e estudante da Escola Presbiteriana Shalom.

Dudu Cuiabano teve o futebol como seu primeiro esporte, foi dar suas primeiras raquetadas aos seis anos, migrou gradualmente do futebol para o tênis e, desde essa época, não parou mais de praticá-lo. Atualmente se inspira em ídolos mundiais do tênis e sonha em ser um tenista profissional. Segundo ele, além do esporte fazer bem para a saúde das crianças, daqui dez anos se imagina numa disputa de final de algum torneio internacional em terras estrangeiras.

“Tem crianças que ficam o dia inteiro sentadas no sofá só mexendo no celular e isso não é bom para a saúde delas. Tem vários esportes que elas podem gostar e eu recomendo que procurem algum deles. Eu escolhi o tênis por ser divertido, pois dá para jogar com os amigos, correr na quadra e pegar as bolas. Tenho o sonho de ser tenista e quero fazer isso para o resto da vida. Dá para viajar para os torneios, fazer novas amizades e melhorar o jogo”, pensa o bambino, Dudu.

Apesar da pouca idade, Dudu Cuiabano já tem um pouco de noção do tamanho da responsabilidade de se perseguir um sonho e de que o caminho será longo e que serão necessários sacrifícios para sedimentá-lo. E, orgulhoso das próprias decisões, conta que tem feito sacrifícios para alcançar seus objetivos. Como, por exemplo, da vez que recusou o convite de um amiguinho para ir num passeio divertido no Shopping. Afinal, ele tinha que treinar para aprimorar suas técnicas.

De acordo com o treinador e pai do pequeno tenista, Livas Tarcílio Damazio, da academia Tennis Company, o filho está na fase de desenvolver as habilidades de coordenação motora, na qual são aperfeiçoados o equilíbrio, a agilidade, a velocidade, o tempo de reação e a aceleração e desaceleração, entre outros. E, segundo ele, nessa primeira fase tudo é feito com muito carinho e realizado com atividades que permitam aos pequenos tenistas se desenvolverem brincando.

“Será o último torneio dele no ano e daí retornará aos treinos. Queremos ter uma boa pré-temporada, então começaremos a nos preparar para a temporada que iniciará em janeiro. Ele está numa fase de idade onde é importante se divertir ao jogar tênis e por isso aplicamos atividades que pareçam brincadeiras. Neste momento não existem cobranças por resultados. Isso só se dará daqui alguns anos quando iniciarmos a fase de rendimento”, conta o treinador, Livas Tarcílio.

Custo para competir

Para o técnico do pequeno tenista, Livas Tarcílio Damazio, na comparação do Dudu Cuiabano com os demais tenistas do cenário nacional da idade dele, o cuiabaninho é um ponto fora da curva e leva inúmeras vantagens, como, por exemplo, porte físico proeminente e exímio domínio da coordenação motora. Porém, apesar das aptidões naturais, há um grande obstáculo para mantê-lo nos trilhos para ser um grande campeão, os custos com as viagens para os torneios.

“Se formos bastante econômicos e enxugarmos bastante, sai por cerca de dois mil e duzentos reais para participar de cada torneio nacional. São gastos com passagens aéreas, hospedagens, transporte na cidade-sede e refeições. Isso é uma média do que gastamos nos torneios do Circuito Nacional no eixo Sudeste-Sul. E, em função disso, neste ano nós jogamos poucos torneios devido à dificuldade financeira”, esclarece o professor de tênis, Livas Tarcílio.

Duas empresas já se interessaram em auxiliar um pai a realizar o sonho de seu filho e assinaram contratos de patrocínio, a On Line Engenharia de Sistemas, uma empresa especializada na informatização de serviços notariais e registrais com mais de 27 anos de mercado, e a Unimed Cuiabá, um sistema cooperativista na área da saúde com a maior rede de assistência médica do país. E, por conta delas, o sonho do menino Dudu Cuiabano se tornou mais possível.

“A On Line Engenharia de Sistemas e a Unimed Cuiabá nos apoiam. Sem elas seria muito difícil realizar o sonho dele de ser tenista profissional e representar Cuiabá e Mato Grosso mundo afora. Nós também fazemos torneios internos na academia Tennis Company com renda voltada para as competições dele. Mas o cálculo ainda não fechou e precisamos de mais apoiadores. Temos procurado empresários e acreditamos que algum se sensibilizará”, diz o pai, Livas Tarcílio.

Últimas conquistas

Em 2019, Livas Eduardo, o Dudu Cuiabano, 9 anos, conquistou o total de sete troféus no Circuito Nacional de Tênis da Confederação Brasileira de Tênis (CBT). Foi três vezes campeão e uma vez vice-campeão na categoria de 9 anos Simples e duas vezes campeão e uma vez vice-campeão na categoria de 9 anos Duplas. E, além disso, conquistou troféus no Circuito Estadual de Tênis da Federação Mato-grossense de Tênis (FMTT). Segue lista dos troféus nacionais:

1)Campeão de Simples na 2ª etapa do Circuito Sul-Brasileiro de Tênis 2019, de 09 a 13 de janeiro, no Londrina Country Clube, em Londrina (PR);

2)Campeão de duplas no 49° Banana Bowl, de 14 a 16 de fevereiro, na Sociedade Recreativa Mampituba, em Criciúma (SC);

3)Vice-campeão de Simples no Brasil Juniors Cup (Copa Gerdau), de 21 a 24 de fevereiro, na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre (RS);

4)Campeão de Duplas no Brasil Juniors Cup (Copa Gerdau), de 21 a 24 de fevereiro, na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre (RS);

5)Campeão de Simples no Campeonato Brasileiro de Tênis 2019 – Brasileirão, de 15 a 28 de julho, no Praia Clube, em Uberlândia (MG);

6)Vice-campeão de Duplas no Campeonato Brasileiro de Tênis 2019 – Brasileirão, de 15 a 28 de julho, no Praia Clube, em Uberlândia (MG);

7)Campeão de Simples no Circuito Nacional CBT – Etapa Goiânia, de 30 de agosto até 08 de setembro, em Aparecida de Goiânia (GO).

Serviço

Os interessados em patrocinar o Dudu Cuiabano devem entrar em contato com o pai e professor de tênis da academia Tennis Company, Livas Tarcílio Damazio, pelo telefone: (65)98472-1442 (celular e Whatsapp). Ou podem procurá-los na Tennis Company, localizada na rua Rui Barbosa, n° 515, no bairro Goiabeiras, próximo da esquina da Rui Barbosa com avenida Dom Bosco, em Cuiabá.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/433389/visualizar/