Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Segunda - 21 de Outubro de 2019 às 14:29
Por: Junior Martins/AACA

    Imprimir


Junior Martins/AACA

O Cuiabá Arsenal ganhou do Sorriso Hornets na última rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, a Liga BFA Elite, nesse último fim de semana, no sábado (19), no miniestádio Professor Hélio de Oliveira, em Várzea Grande-MT. E o resultado garantiu o título de campeão mato-grossense de 2019, uma classificação em primeiro lugar do grupo à segunda fase (playoffs) do brasileirão e uma revanche histórica para o time mais antigo de Mato Grosso.

“Um jogo de extremo desgaste físico e mental. Onde provamos que queríamos, deveríamos e brigaríamos em todas as jogadas. No fim, saímos com a sensação de merecimento que só uma vitória conquistada com esforço pode dar. Agora não deixaremos que o conforto ou alegria da conquista nos faça baixar a guarda. Precisamos manter a guarda alta e pronta para merecer outra vitória”, comenta o atleta fundador e lendário capitão de defesa, o linebacker, Igor Mota.

Cuiabá Arsenal venceu Sorriso Hornets por placar de sete a seis, uma batalha estratégica, com predomínio das defesas e com pontuação apenas nos minutos finais. Primeiro entrou o touchdown de passe do quarterback do Arsenal, Thomas Kudyba recuperado por Felipe Andrade. Mais ponto extra convertido por Raulin Leal (7x0). Em segundo entrou touchdown de passe do quarterback do Hornets, Diego Oliveira para Terrence Bailey e Kauan Aguiar erra o ponto extra (7x6).

“A partida estava com placar zerado, estávamos no último quarto do jogo e numa situação de terceira descida para longa distância. Optamos por efetuar jogada aérea, escolhemos um passe para rota Fade, na qual o recebedor principal era o Bruno Loeschke. Então a bola foi lançada para ele, triscou nas mãos dele e seguiu o curso, mas eu estava lá para pegar a bola já dentro da zona de pontos”, contou o recebedor, Felipe Andrade, 28 anos, desde 2017 com o Cuiabá Arsenal.

Classificação Nacional

O Campeonato Brasileiro de Futebol Americano conta com a participação de 33 times divididos em quatro grandes grupos regionais chamados de Conferências: Conferência Nordeste (com 8 times), Conferência Sudeste (com 10 times), Sul (7 times) e Centro-Oeste (8). E cada uma das Conferências ainda é organizada em dois pequenos grupos, como, por exemplo: a Centro-Oeste está subdividida em Grupo Centro (com quatro equipes) e Grupo Oeste (com outras quatro).

Na Conferência Centro-Oeste, o Grupo Oeste foi formado por quatro equipes representantes de Mato Grosso: Cuiabá Arsenal, Sorriso Hornets, Sinop Coyotes e Rondonópolis Hawks. E, conforme o regulamento, todas fazem seis confrontos cada e entre si e apenas as duas melhores campanhas se classificam à segunda fase (playoffs). E o Arsenal foi quem obteve a melhor campanha com seis jogos e cinco vitórias e o Hornets a segunda melhor com seis jogos e quatro vitórias.

Título Estadual

O Campeonato Mato-grossense de Futebol Americano foi criado no ano de 2015, tradicionalmente realizado sempre no primeiro semestre de cada ano e já teve quatro edições. Os dois primeiros títulos de campeão foram do Cuiabá Arsenal em 2015 e em 2016 e depois foram conquistados pelo Sorriso Hornets em 2017 e em 2018. E, neste ano de 2019, por falta de recursos financeiros para viagens, apenas duas equipes se propuseram a realizar o estadual, o Arsenal e o Hornets.

“Neste ano, somente nós e Sorriso nos dispusemos a fazer o estadual. Por isso conta disso, nós acordamos que a primeira fase do Brasileiro teria valor dobrado. Valeria pelo próprio brasileiro e também pelo estadual. Quem obtivesse a melhor campanha seria o campeão estadual e o outro o vice-campeão. Uma forma de não ficarmos sem estadual num ano de situação econômica difícil para todos”, explica o presidente do Cuiabá Arsenal, Denevaldo Barbosa Junior.

Revanche

Cuiabá Arsenal e Sorriso Hornets têm histórico de sete confrontos, sendo três válidos por estaduais, outros três por nacionais e o sétimo válido por ambos os níveis. Nesse histórico, o Arsenal venceu dois dos sete, ganhou o primeiro em 2016 (49x3) e o mais recente em 2019 (7x6), e o Hornets ganhou cinco dos sete, do segundo em 2017 até o sexto em 2019. E, se ambos vencerem nas oitavas de final, se reencontrarão nas quartas de final do brasileiro deste ano.

Infraestrutura

O Cuiabá Arsenal é patrocinado por: Sicredi, Unimed Cuiabá, Nevaska, Sinepe-MT, Pizzaiolla, Vida/Vida Imagem e Vida Diagnóstico e Saúde. Também apoiado por: Unic, Fato Cursos, Instituto Iglesias, American Airlines, Clínica Genus, GT Sports, Açaí do Mato, Guia Suplementos, Polícia Militar e Prefeitura Municipal de Cuiabá. Além de suporte de: academias Phidias, Metta Fitness, Hard Training, CrossFit Xavante e Squad CrossFit e Eder Sports, Malcom Pub, Instituto Iglesias de Odontologia, restaurante BonGrille e Água Puríssima.

Serviço

O Cuiabá Arsenal se prepara às oitavas de final do Campeonato Brasileiro, que será realizada no dia 02 de novembro, em estádio por definir, na cidade-sede Cuiabá ou Várzea Grande-MT, e contra um adversário do Grupo Centro e que será definido após o próximo fim de semana. Mesma situação para o Sorriso Hornets, que jogará contra um oponente por definir do Grupo Centro, mas em partida sediada no Distrito Federal ou Mato Grosso do Sul.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/433588/visualizar/