Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 21 de Outubro de 2019 às 15:15
Por: Pamela Muramatsu | Secom-MT

    Imprimir


Governador Mauro Mendes e primeira-dama Virginia Mendes são homenageados por ações desenvolvidas em prol das famílias - Foto por: Jana Pessôa
Governador Mauro Mendes e primeira-dama Virginia Mendes são homenageados por ações desenvolvidas em prol das famílias - Foto por: Jana Pessôa

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, e a primeira-dama Virginia Mendes foram homenageados, na sexta-feira (18.10), pela Associação de Terapia Familiar de Mato Grosso (ATF-MT), com um troféu em homenagem às ações desenvolvidas em prol do desenvolvimento e promoção da saúde da família.

A premiação ocorreu durante o 20º Simpósio Brasileiro de Terapia Familiar, realizado nos dias 18 e 19 de outubro, em Cuiabá, e foi concedido pela presidente da ATF-MT, a psicóloga Eliane Alves.

O 20º Simpósio Brasileiro de Terapia Familiar foi organizado pela ATF-MT e contou com a presença da Associação Brasileira de Terapia Familiar (ABRATEF) e de representantes de associações de terapia familiar de 16 Estados brasileiros. A programação incluiu ainda a realização da 1ª Feira sócio-cultural e científica familiar, com a exposição em estandes de trabalhos e projetos realizados com foco no aprimoramento, formação e desenvolvimento da terapia familiar em diversos Estados do país.

Para a organizadora, psicóloga e coordenadora do Centro de Ensino Pesquisa, Diagnóstico e Intervenção Psicológica de Cuiabá (CEDIPSI), Eliane Alves, o evento foi um sucesso e de extrema importância para a comunidade e para os profissionais que atuam em favor da terapia familiar.

“Reunimos profissionais da área de saúde, da educação e da assistência social, para debatermos e apresentarmos as ações que estão sendo desenvolvidas dentro da psicologia sistêmica, com atenção especial à terapia de família, uma área extremamente importante no mundo atual em que vivemos. É preciso ampliar os serviços ofertados à coletividade, atendendo aos diversos contextos de família que existem”, destacou Eliane Alves.

Governador Mauro Mendes e primeira-dama Virginia Mendes são homenageados por ações desenvolvidas em prol das famílias
Créditos: Jana Pessôa

Ainda segundo a psicóloga, a premiação também foi uma novidade do Simpósio este ano e a escolha do casal Mauro e Virginia Mendes deu-se em virtude de inúmeros fatores.

“Eles são um casal unido na conjugalidade, na educação, nos cuidados aos filhos e também no trabalho. E isso é o que buscamos na terapia de família, essa união em todos os sentidos. Além disto, eles expandiram e promovem ações sociais com foco na família, na promoção do bem-estar e no amparo, especialmente, dos que mais precisam. E a primeira-dama Virginia Mendes tem se destacado nesta área desde o período em que foi primeira-dama de Cuiabá até os dias atuais, à frente das ações sociais do Governo de Mato Grosso ”, pontuou.

O governador Mauro Mendes parabenizou a realização do evento e ressaltou a importância da promoção de ações que busquem incentivar o coletivo.

“Numa sociedade cada vez mais individualista sabemos o quanto é desafiador atuar contra isso, promover a coletividade num contexto onde os interesses individuais acabam se sobrepondo. E a Dra Eliane, a ATF-MT e as demais associações estão de parabéns por olhar para isso, por cuidar das famílias, das doenças que acometem as pessoas. Dar visibilidade a este tema e ampliar este alcance é algo primoroso. Contem conosco para fortalecer este trabalho, na colaboração enquanto governador para que estas ações possam ajudar mais pessoas e famílias e isso possa refletir na nossa sociedade”, disse Mendes.

Governador Mauro Mendes e primeira-dama Virginia Mendes são homenageados por ações desenvolvidas em prol das famílias
Créditos: Jana Pessôa

A primeira-dama Virginia Mendes agradeceu a homenagem e destacou que tanto ela quanto o governador sentiram-se honrados.

“Todo mundo veio de uma família, seja ela em qualquer tipo de formação ou contexto. E hoje no mundo em que vivemos, tão repleto de transformações sociais, com tantos problemas de diversos tipos, como depressão, suicídio, violência doméstica, prostituição, drogas, entre outros, olhar para isto sem olhar para a família é algo praticamente impossível. Sem cuidar da família jamais vamos conseguir evoluir enquanto sociedade. E saber que existem pessoas como a Dra Eliane Alves, psicóloga com especialidade em Terapia de Família, minha amiga do coração de anos, que se dedica a formar profissionais e atuar em prol da família é algo gratificante e que me enche de orgulho”.

Virginia fez questão de ressaltar que mesmo no dia a dia atribulado ela e o governador fazem questão de cuidar e priorizar a família.

“Desde que Deus abençoou nossa união, a nossa família tem sido a nossa prioridade, ela vem sempre em primeiro lugar. Somos um casal unido e buscamos isso em todos os momentos da nossa vida. Tudo o que fazemos é em busca deste fortalecimento, essa homenagem é fruto de anos construindo e andando de mãos em dadas e o que Deus uniu nada separa. Essa valorização da família é algo que vamos implementar sempre em nossas atitudes, sejam elas públicas ou privadas”, frisou a primeira-dama.

Governador Mauro Mendes e primeira-dama Virginia Mendes são homenageados por ações desenvolvidas em prol das famílias
Créditos: Jana Pessôa

Clínica Social

Outra importante ação apresentada durante o Simpósio foi a Clínica Social, um serviço ofertado pelo Centro de Ensino Pesquisa, Diagnóstico e Intervenção Psicológica de Cuiabá (CEDIPSI) a famílias de baixa renda. Por meio do CEDIPSI, é possível se inscrever para receber atendimento gratuito com foco na terapia familiar.

“O CEDIPSI tem sido a base deste trabalho e agora buscamos apoio para o desenvolvimento e crescimento em Mato Grosso. O sonho da clínica social foi gradativamente tomando forma e hoje é possível fazer inscrições tanto pelo site quanto de forma presencial. São priorizados os atendimentos emergenciais e recebemos encaminhamentos do Estado e do Município. O CEDIPSI também é um instituto formador de profissionais e já temos alunos nossos que já estão com uma clínica social, prestando este serviço à comunidade”, explicou a psicóloga.

A Clínica Social atende todo tipo de demandas, entre elas, pessoas com tentativa de suicídio, automutilação, consumo de álcool, drogas, violência doméstica, entre outros problemas. Para saber mais sobre o serviço é possível acessar o site do CEDIPSI www.cedipsi.com.br ou pelo telefone 3025-2025.

Prestigiaram o evento Silvana Rita, presidente da Associação Brasileira de Terapia de Família (ABRATEF); Maria Cecília Veluk, conselheira da ABRATEF e membro da Associação de Terapia de Família do Rio de Janeiro; Cynthia Ladvocat, conselheira da ABRATEF e também membro da Associação de Terapia de Família do Rio de Janeiro; Gabriel Henrique Pereira de Figueiredo, presidente do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso e representantes de associações de terapia dos Estados: Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco, Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas, Amazonas e do Distrito Federal.

Governador Mauro Mendes e primeira-dama Virginia Mendes são homenageados por ações desenvolvidas em prol das famílias
Créditos: Jana Pessôa





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/433590/visualizar/