Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 23 de Outubro de 2019 às 08:22
Por: Marianna Peres/Diário de Cuiabá

    Imprimir


O plantio da safra 2019/20 de soja teve mais uma semana de bom avanço no Brasil. Até quinta-feira (17), 21% da área estimada para o país estavam semeadas, em linha com a média de cinco anos. Uma semana antes, 11% da área estavam plantadas. No mesmo período do ano passado, o plantio estava feito em 34% da área, conforme atualização da consultoria AgRural.

O bom ritmo da semana passada foi puxado mais uma vez por Mato Grosso, que na quinta-feira já havia semeado quase metade de sua área de soja, estimada em mais de 9,6 milhões de hectares. “Embora as chuvas ainda estejam irregulares em alguns pontos do Estado, volumes e cobertura melhoraram na primeira quinzena de outubro, permitindo que os produtores superassem o atraso inicial observado em setembro”, observam os analistas.

O ritmo de plantio da semana passada não foi ruim no Paraná. Mesmo assim, os 33% semeados até quinta-feira representam o índice mais baixo para esta época do ano desde 2011/12. Não bastasse o atraso, parte dos produtores do oeste do estado vai precisar replantar. Se as chuvas não melhorarem na segunda quinzena de outubro, o plantio da segunda safra de milho deverá enfrentar problemas em 2020, já que a janela ideal do oeste paranaense se fecha em meados de fevereiro.

Também já se fala em replantio em regiões de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, mas em áreas menos extensas que as do oeste do Paraná.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/433621/visualizar/