Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 29 de Outubro de 2019 às 11:08
Por: Thalyta Amaral/GD

    Imprimir


Para evitar fechar as contas no vermelho, as Prefeituras em Mato Grosso têm investido em medidas para estimular os pagamentos de tributos municipais e também a quitação de quem tem débitos atrasados. Seja em mutirões ou em campanhas com sorteios de prêmios, o importante é aumentar o fluxo de caixa.

Em Mato Grosso, pelo menos 15 municípios fora da região metropolitana anunciaram algum tipo de medida para aumentar a arrecadação ou reduzir os gastos. Em 9 deles, a saída encontrada foi a campanha de regularização fiscal (Refis), para que débitos como IPTU e ISSQN sejam quitados, com a possibilidade de descontos nos juros das dívidas e parcelamentos em até 3 anos.

Um dos maiores parcelamentos no Refis ocorre em Colíder (650 km ao norte de Cuiabá), que possibilita os contribuintes dividirem os débitos em até 36 meses, ou seja, em 3 anos. Em Juína (735 km a noroeste), quem aderiu à campanha – que foi encerrada em outubro – pôde dividir o valor a ser pago em até 24 vezes.

Barra do Garças (509 km a leste), Campo Verde (131 km ao sul), Jaciara (144 km ao sul), Jangada (80 km ao norte), Rio Branco (356 km a oeste) e Sinop (500 km ao norte), além do parcelamento em até 12 vezes, os contribuintes que quitarem o débito em apenas um pagamento ganham desconto de 100% nos juros.

Já em Sorriso (420 km ao norte), são 8 opções diferentes de pagamentos para as dívidas que venceram até dezembro de 2018. O objetivo é reduzir a dívida ativa do município, que ultrapassa os R$ 85 milhões.

Também vale investir em prêmios para estimular o pagamento do IPTU em dia. Em Alto Araguaia (415 km ao sul), no domingo (27) foi realizado um sorteio de 15 itens para os contribuintes, com uma moto, duas bicicletas e até dois celulares smartphones.

Medida semelhante é utilizada em Matupá (695 km ao norte), que irá sortear em dezembro um Chevrolet Onix, uma moto Yamaha Factor 125, duas televisões, 3 micro-ondas, duas geladeiras e 10 bicicletas como forma de manter o pagamento do IPTU em alta.

E onde a situação está mais crítica, o jeito é reduzir o expediente para conter os gastos do Executivo municipal. Entre as prefeituras que optaram por essa medida estão Cotriguaçu (950 km a noroeste), Chapada dos Guimarães (62 km ao norte), Tapurah (433 km a médio-norte) e Campo Verde.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/433691/visualizar/