Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 31 de Outubro de 2019 às 08:48
Por: Rose Domingues Reis/Da Assessoria

    Imprimir


Com o intuito de despertar cidadania e esclarecer sobre a importância da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, uma turma de estudantes da Escola Estadual Juarez Rodrigues, do bairro Santa Laura, em Cuiabá, foi recebida na manhã desta quarta-feira (30), pelo deputado Dr. Gimenez (PV) - parlamentar de primeiro mandato que deixou a carreira como médico para se dedicar à vida pública.

“É extremamente importante que vocês, jovens, conheçam os parlamentares eleitos pela sua região para poder acompanhar suas ações e também buscar levar as principais demandas do seu bairro, da escola e da sua cidade, entender como o espaço parlamentar funciona é fundamental para serem cidadãos conscientes e críticos”, disse o deputado, desejando boas-vindas a todos.

A professora de sociologia, Luciene Naves Correia, explicou que era a primeira vez que os alunos participavam do programa ‘Por dentro do Parlamento’, algo que representou uma aula prática do conteúdo trabalhado em sala de aula. “O cidadão tem ainda certa dificuldade em entender o papel dos poderes constituídos, executivo, legislativo e judiciário, estar aqui reforça o conhecimento sobre direitos e deveres”.

Mesmo tendo apenas 17 anos, o estudante do 3º ano do ensino médio, Pedro Henrique da Silva Arruda fez questão de saber mais sobre a aprovação do orçamento do governo estadual para o ano que vem, o intuito é entender como está a destinação de recursos na área da educação de Mato Grosso. “Sempre leio as notícias e acompanho tudo, não só para me sair bem no Enem, acho importante cobrar os gestores e só podemos fazer isso se temos informações e entendemos como o sistema funciona”.

Também integraram a visitação desta data os deputados Sebastião Rezende (PSC) e Janaina Riva (MDB). O Programa por dentro do Parlamento é uma iniciativa da Casa de Leis, por meio da Superintendência de Planejamento Estratégico, que visa ampliar a participação social no processo legislativo, oferecendo transparência das ações e da qualidade dos serviços prestados. “Os jovens representam um público muito especial, porque estão iniciando a vida adulta e isso inclui a escolha dos seus representantes na Assembleia”, avaliou Rezende.

Criado em 1997 e instituído em abril de 2017, com a Resolução nº 4.867, a iniciativa já recebeu aproximadamente 85 mil visitantes, a maioria alunos das escolas públicas, particulares, cooperativas e seguimentos organizados. O deputado Dr. Gimenez faz questão de contribuir com o projeto desde o início do ano. Em outubro, recepcionou estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) de Várzea Grande e da Escola Estadual Ana Tereza Albernaz, de Chapada dos Guimarães, e em setembro, da Escola Almira de Amorim Silva, de Cuiabá.

“A minha indignação com a precariedade da saúde e as dificuldades enfrentadas por usuários do serviço, profissionais médicos e pessoal de apoio me impulsionaram a ingressar na vida política. Com a experiência que eu tenho, quero somar com as políticas públicas voltadas à saúde”, explicou o deputado aos estudantes, dizendo que se elegeu em 2018 com 12.058 votos e integra a 19ª legislatura da instituição.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/433713/visualizar/