Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 16 de Novembro de 2019 às 07:41
Por: Yuri RamiresGazeta Digital

    Imprimir


Pelo reconhecimento e fortalecimento das políticas públicas voltadas à população transexual de Mato Grosso, Defensoria Pública realiza em dezembro o primeiro mutirão de retificação de nome e gênero no registro civil. A ação foi idealizada pelo grupo Mães Pela Diversidade e conta ainda com o apoio da Assembleia Legislativa.

Josi Marconi, coordenadora do grupo, explica que o momento é de reconhecer essas pessoas e que, por isso, a retificação será feita de forma gratuita, sem nenhum custo aos interessados.

A ação será lançada dia 16 de novembro durante a 17º Parada da Diversidade Sexual de Cuiabá, mas valerá para todos os municípios do estado, cabendo aos interessados buscar os núcleos da Defensoria Pública.

“Pedimos paciência para as pessoas que já estão procurando pelo direito da retificação. Pedimos ainda que não paguem pelo serviço, já que serão ofertados de forma gratuita durante o mutirão”, explica Josi.

Derrubada do nome social

Vale ressaltar que a iniciativa acontece meses após vereadores de Cuiabá tentarem vetar o uso do nome social nos serviços municipais. Uma votação para derrubar uma lei já sancionada pelo executivo municipal foi adiada.

Na época, o movimento LGBTI+ demonstrou incoerência na ação do legislativo, uma vez que muitos vereadores se quer usam o verdadeiro nome de batismo. Além disso, entidades que atuam na defesa dos direitos humanos, apontaram a ação como homofobia e transfobia.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/433858/visualizar/