Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 05 de Dezembro de 2019 às 07:56
Por: Douglas Trielli e Cíntia Borges/Mídia News

    Imprimir


MidiaNews
A vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputada Janaina Riva
A vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputada Janaina Riva

A vice-presidente da Assembleia, deputada Janaina Riva (MDB), afirmou que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) colocou uma “bomba” na mão do Legislativo ao denunciar o suposto uso da Delegacia Especializada em Crimes Fazendários (Defaz) para atender interesses políticos do Governo do Estado.

Segundo o prefeito, os delegados Lindomar Tofoli e Anderson Veiga teriam recebido a incumbência de "incriminá-lo", com base em um boletim de ocorrência. Ocorre que, segundo Emanuel, os delegados se recusaram a dar qualquer tipo de encaminhamento à denúncia por entenderem não haver base sólida nas acusações.

Por conta disso, o prefeito afirmou que ambos os delegados foram ameaçados de retaliação por parte da diretoria da PJC. Nesta semana, ambos foram retirados da Defaz e removidos para a Diretoria Metropolitana. O Governo do Estado negou as acusações do prefeito e as classificou como "infundadas".

Segundo Janaina, os deputados irão tratar do assunto com cautela.

“O Emanuel colocou uma bomba aqui na nossa mão. Os deputados estão muito receosos de como agir e o [Eduardo] Botelho não quer tomar essa decisão sozinho. Acho que é acertado. Não queremos entrar em problema político em um caso como este”, disse ela ao MidiaNews.

“Eu acho o Emanuel procurou a Assembleia por ter sido deputado e entender que podemos fiscalizar, remetendo o que a gente passou no passado, com uso do Estado, acho que ele quis fazer isso para provocar os deputados a não deixar que ocorra novamente. Vamos ouvir todos e de forma cautelosa, cuidadosa, saber o que fazer depois”, acrescentou.

O Emanuel colocou uma bomba aqui na nossa mão. Os deputados estão muito receosos de como agir

A deputada disse que a Mesa Diretora deve conversar novamente com o prefeito, com os delegados Lindomar Tofoli e Anderson Veiga e com o diretor-geral da Polícia Civil, Mário Dermeval de Resende, antes de tomar qualquer decisão.

Uma comissão especial pode ser criada para acompanhar o andamento do caso.

“Vamos ouvir tanto o prefeito, que fez o protocolo, os delegados. Pode convidar o Dermeval. Mas a gente não sabe qual vai ser o desdobramento disso depois. E também qual a nossa competência para fazer qualquer coisa em cima disso”, resumiu.

Entenda o caso

Segundo o prefeito, os delegados Tofoli e Veiga teriam recebido a incumbência de "incriminá-lo", com base em um boletim de ocorrência feito pela servidora da Saúde municipal Elizabete Maria de Almeida.

Ela acusa o prefeito de oferecer dinheiro a vereadores para cassar o mandato de Abílio Júnior (PSC), que responde a um processo por quebra de decoro na Comissão de Ética da Câmara.

De acordo com informações que chegaram ao conhecimento de Emanuel, os dois delegados teriam sido expressamente orientados a lhe "detonarem".

Ocorre que, segundo Emanuel, os delegados se recusaram a dar qualquer tipo de encaminhamento à denúncia, por entenderem não haver base sólida nas acusações.

Por conta disso, o prefeito afirmou que ambos os delegados foram ameaçados de retaliação por parte da diretoria da PJC. Nesta semana, ambos delegados foram retirados da Defaz.

Em nota, o delegado-geral da Polícia Judiciária Civil Mário Dermeval de Resende disse repudiar as alegações do prefeito. "A Polícia Judiciária Civil repudia veementemente as falas atribuídas ao atual prefeito de Cuiabá, constantes em matérias publicadas na imprensa, no sentido de que dois delegados de Polícia estariam sendo transferidos da Defaz por 'pressão política' ou por qualquer outro motivo que não seja absolutamente técnico e pautado no interesse da administração pública", afirmou, referindo-se à saída dos delegados Lindomar Tofoli e Anderson Veiga da Defaz.

"Tais declarações são infundadas e afrontam a inteligência da população, até porque os delegados citados sequer estão à frente das investigações ventiladas", acrescentou.

Ainda na nota o delegado confirmou que a Polícia Civil encaminhou ao Núcleo de Ações de Competências Originárias (Naco), do Ministério Público Estadual (MPE), a denúncia com base no boletim feito pela servidora.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/434029/visualizar/