Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 26 de Dezembro de 2019 às 10:56
Por: Por Thiago Terciotty, TV Centro América

    Imprimir


Filhotes de onças estão entre os animais resgatados com frequência — Foto: Batalhão Ambiental - PMMT
Filhotes de onças estão entre os animais resgatados com frequência — Foto: Batalhão Ambiental - PMMT

Quase mil animais silvestres foram resgatados pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar, em Mato Grosso, neste ano. O número representa um aumento de 40% em relação ao ano passado.

Segundo a PM, em 2019, 938 animais foram resgatados. Já em 2018, foram 670. Para o comandante do Batalhão, Rodrigo Eduardo Costa, um dos fatores para o aparecimento de bichos silvestres na região urbana é a ação do homem.

Animais em condições de voltar à natureza são libertados depois de tratados — Foto: Batalhão Ambiental - PMMT

Animais em condições de voltar à natureza são libertados depois de tratados — Foto: Batalhão Ambiental - PMMT

"Em razão de construções em áreas de preservação, essas animais acabam migrando para a perímetro urbano em busca de alimentos e abrigo", explicou.

São resgatadas diversas espécies de animais, sendo que as serpentes são as mais comuns. Onças também são frequentemente recapturadas pelos policiais do batalhão ambiental. Neste caso, a maioria é filhote.

Ainda segundo ele, muitos bichos adultos são abatidos ou morrem atropelados durante travessia de estradas. Dessa forma, os filhotes ficam desprotegidos e acabam tentando se abrigar nas casas.

Animais adultos constantemente são atropelados ou abatidos e os filhotes ficam desprotegidos — Foto: Batalhão Ambiental - PMMTAnimais adultos constantemente são atropelados ou abatidos e os filhotes ficam desprotegidos — Foto: Batalhão Ambiental - PMMT

Animais adultos constantemente são atropelados ou abatidos e os filhotes ficam desprotegidos — Foto: Batalhão Ambiental - PMMT

O resgate de algumas espécies varia de acordo com o época do ano. No período de chuvas aparecem mais serpentes e mamíferos e no período mais seco, as aves aparecem com mais frequência, araras e papagaios, por exemplo.

Centro_Oeste>Mato_Grosso_3__container__" style="box-sizing: inherit; margin: auto; padding: 0px; border: 0pt none; font: inherit; vertical-align: baseline; width: 970px; max-width: 100%; text-align: center;">

Os animais que não tem condições de voltar à natureza podem ser adotados. A solicitação deve ser feita na Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). Em caso de crime ambiental, a polícia deve ser acionada.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/434169/visualizar/