Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 03 de Março de 2020 às 16:25
Por: Vitória Lopes/Gazeta Digital

    Imprimir


Após a notificação da Secretaria de Estado de Saúde (SES), dois casos suspeitos de coronavírus em Mato Grosso foram descartados nesta terça-feira (3). Com a atualização, a pasta reconhece atualmente seis casos que levantam suspeita no território mato-grossense.

A atualização foi realizada por meio do Centro de Operações de Emergência em Saúde de Mato Grosso (COE-MT). Conforme o documento, as suspeitas em Nova Mutum e Sinop (364 e 500 km ao Norte de Cuiabá, respectivamente) não preencheram a definição necessária para o COVID-19. No entanto, as situações continuam em investigação de Síndrome Gripal.

Os dois municípios figuraram na lista de casos suspeitos na segunda-feira (2). Ainda de acordo com a nota, ainda são considerados seis casos suspeitos de coronavírus em Glória D’Oeste e Cuiabá, com dois pacientes cada, e Alto Taquari e Sorriso, com um paciente.

As situações que tiveram seus exames processados pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT) – e os resultados que foram negativos para os vírus respiratórios disponíveis no painel – já se encontram no laboratório de referência nacional para testagem.

Os números serão atualizados gradativamente no sistema do Ministério da Saúde. Até o momento, a plataforma contabiliza cinco casos suspeitos de Covid-19 em Mato Grosso, 433 suspeitas no Brasil e 2 confirmações em São Paulo.

As confirmações de São Paulo apontam que os sintomas são leves e os pacientes encontram-se em quarentena residencial, sendo acompanhados pelo serviço de saúde local.

Recomendações

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infeccções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

· Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

· Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;

· Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

· Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

· Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

· Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

· Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

· Manter os ambientes bem ventilados;

· Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;

· Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/434262/visualizar/