Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 09 de Março de 2020 às 17:43
Por: por Lygia Lima

    Imprimir


Foto por: Lygia Lima

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) apresentou na última sexta-feira (06) em Cáceres como será desenvolvido o projeto de pesquisa e transferência de tecnologia que visa realizar o Diagnóstico da situação econômica regional e proporá diretrizes para o desenvolvimento da Micro Região de Cáceres.

O projeto será desenvolvido por professores e servidores técnicos da Unemat que devem levantar as potencialidades e as deficiências de segmentos econômicos-chaves. O relatório final deve ser entregue ao governo do estado, que é o proponente do estudo e ao município em novembro deste ano. A pesquisa tem o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) e segundo o presidente da Fundação deve servir como piloto para ser desenvolvida em outras regiões do Estado.

“Essa pesquisa é fundamental para que os gestores públicos locais parem de fazer políticas públicas no achismo, e passem a realizar ações com base em estudos científicos. Esse projeto de pesquisa surge da necessidade do governo estadual em criar um modelo de viabilidade econômica para a região Cáceres, que já foi um importante propulsor da economia no estado e hoje vive um momento de estagnação, a partir disso, procuramos a universidade para realizar esse estudo com base científica”, explicou o professor e presidente da Fapemat, Adriano Silva.

O coordenador científico do projeto de pesquisa intitulado “Diretrizes Estratégicas para o Desenvolvimento da Micro Região de Cáceres – MT: Diante das Potencialidades e Deficiências de Segmentos Econômicos –chaves”, professor Ademir Machado de Oliveira, explicou como será feito o trabalho e em quais áreas os pesquisadores estarão atuando. Ele lembrou que os pesquisadores, ainda na semana passada, estiveram em Cáceres para uma primeira coleta de dados, e que outras fases e atividades da pesquisa ainda ocorrerão até que o relatório final seja entregue.

Durante a apresentação ele explicou como foram escolhidas as cadeias produtivas e também os cenários em prospecção que serão levantados para que sejam realizados os apontamentos de potencialidades e deficiências, a fim de que os gestores públicos possam implantar políticas planejadas que visem o desenvolvimento econômico da região.

Durante a apresentação, além da equipe de pesquisadores, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Alberto Miranda Lima dos Santos Costa e o secretário adjunto de Turismo Jefferson Preza Moreno também ressaltaram a importância desses estudos e pesquisas no balizamento das ações governamentais. “Nós decidimos começar por Cáceres, que tem potencialidades e diferenças para outras regiões de Mato Grosso. Quem sabe a partir desses estudos teremos as respostas para entender o porquê essa região que já foi o carro chefe da economia estadual se estagou. Como cidadão temos que reconhecer que não existe solução fácil, e que sem o engajamento do cidadão, não haverá nenhuma solução”, afirmou.

Além dos secretários estaduais, a apresentação sobre o projeto de pesquisa na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) também contou a presença de vereadores municipais, secretário municipal de Fazenda, Gustavo Calado, estudantes, professores, profissionais liberais e empresários.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/434371/visualizar/