Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 16 de Março de 2020 às 10:56
Por: Ascom/Acrimat

    Imprimir


“Eventos como esse democratizam o acesso ao conhecimento”, diz José André de Oliveira, 72 anos, ao se referir ao Acrimat em Ação, maior programa itinerante da pecuária mato-grossense, evento que a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) realiza há 10 anos.

O pequeno produtor rural, como se define, e sua esposa Lourdes Maria Matos de Oliveira, 65 anos, saíram de Dom Aquino, município localizado a 70 quilômetros de Poxoreu, para participar do primeiro ciclo da Rota 02, realizado no Sindicato Rural da cidade.

Natural de Minas Gerais (MG), veio a Mato Grosso há 46 anos. Comprou um pedaço de terra, e nele deu início a lida no campo, com a criação de 50 vacas e dois touros. Da pecuária, tirou o sustento que transformou dois filhos em advogados e uma filha em médica.

“Apesar de ser analfabeto, sei da importância do estudo, e por isso, sempre que posso, participo de eventos como este, que nos mostram novos caminhos, como crescer e ter uma vida melhor”, diz José. Lourdes, sua companheira desde os tempos que moravam em Minas Gerais, corrobora a fala do marido. “Depois que criamos nossos filhos eu percebi a necessidade do estudo na vida, e desde então já fiz duas faculdades”, diz, entre risos, a produtora rural.

Ao falar sobre a Acrimat em Ação, Lourdes destacou o caráter educativo da ação. “Só o fato de recebermos conhecimento de forma gratuita já é algo que devemos agradecer, porque não é fácil para gente, que vive no campo, e tem que acordar de madrugada e passa o dia trabalhando, arranjar tempo para estudar; então quando temos acesso a este tipo de evento é sempre gratificante”.

Na outra ponta, está o empresário Vanderlei dos Santos Felici, 46 anos, que atua com nutrição animal, mas que assim como José e Lourdes, se beneficia da ação da Acrimat.

Em sua opinião, a Acrimat faz um favor a todos ao levar informações como as que são tema da 10ª edição do evento. “Me interessei pelo tema da palestra principal, que fala sobre a relação entre pasto e suplementação para garantir animais mais pesados, que trata da nutrição de forma mais assertiva”, diz Felici.

Para Vanderlei, apesar do grande rebanho de Poxoreu, que chega a 500 mil, Poxoreu não tem a infraestrutura que Rondonópolis e Primavera do Leste oferecem aos seus pecuaristas. “Então ver uma entidade como a Acrimat trazer este tipo de informação para o pecuarista e todos que vivem da pecuária, como eu, é saber que temos apoio de gente que entende do assunto”.

Boi 777

A palestra do doutor em zootecnia, Flávio Dutra, sobre o programa “Boi 777” apresenta ao produtor como melhorar a rentabilidade da propriedade por meio da nutrição animal. Desenvolvido pelo zootecnista, o Boi 777 remete ao ganho de sete arrobas na cria, sete arrobas na recria e sete arrobas na engorda até o abate.

Para alcançar essa meta, segundo ele, o pecuarista precisa observar a qualidade do pasto, desenvolver estratégias para aproveitamento, melhoramento e correção da pastagem, além do momento correto de inserir a suplementação e obter um animal de qualidade.

Patrocinadores

O programa Acrimat em Ação conta com patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase-MT), Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) e FS Bioenergia.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/434530/visualizar/