Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 18 de Março de 2020 às 13:46
Por: Folha Max

    Imprimir


O primeiro caso de um paciente que testou positivo para o novo coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso – diagnosticado por meio de um exame preliminar, em Cuiabá -, teve um final feliz. De acordo com a equipe de infectologia do hospital Santa Rosa, na Capital, ele deverá receber alta nas próximas horas, ainda nesta quarta-feira (18).

A informação foi revelada durante a edição do programa Balança MT, da TV Cidade Verde, desta quarta-feira. Segundo a médica infectologista, Zamara Brandão, que atendeu o paciente – um homem de 48 anos, que chegou de Londres (RU) na última quinta-feira (12) -, seu estado de saúde é “bom”.

“Ele está em bom estado geral. Não tosse, não espirra. Ele estava subfebril. Ele não estava na UTI e vai ser liberado para a casa”, disse a médica do hospital Santa Rosa.

A infectologista confirmou, ainda, que familiares e pessoas do círculo social do paciente permanecem em quarentena – de 7 ou 14 dias, dependendo da apresentação ou não de sintomas.

“Não só os familiares que se prontificaram em ficar em quarentena. Como todos são assintomáticos, então eles vão ficar na quarentena de 7 dias. Os contactantes do trabalho, do circulo social dele, todos foram avaliados por mim. Aqueles que tinham alguns sintomas fizemos alguns exames e, aqueles que não tinham, eles foram liberados para permanecer em quarentena. Os que não tem sintomas vão ficar na quarentena de 7 dias e os que apresentam sintomas vão ficar na quarentena de 14 dias”, explicou a médica.

Sobre o fato do Governo do Estado ainda não reconhecer o caso oficialmente como uma contaminação pelo Covid-19, Zamara Brandão explicou que o hospital Santa Rosa realiza o mesmo procedimento da Vigilância Sanitária de Mato Grosso. Ambos os órgãos (público e privado) enviam os testes preliminares para uma contraprova que só pode ser realizada em três laboratórios no Brasil: no Instituto Evandro Chagas, localizado em Ananindeua (PA), no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo (SP), e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro (RJ).

“Agente tem um laboratório credenciado e esse laboratório envia para os mesmos lugares que a Vigilância envia. Hoje, aqui no Brasil, tem três laboratórios que são oficias, que é o Evandro Chagas, o Adolfo Lutz e a Fiocruz”.

CORONAVIRUS

Na última segunda-feira (16), o governador Mauro Mendes (DEM) publicou um decreto com uma série de medidas para conter a contaminação do Covid-19.

Entre as ações adotadas por Mendes estão a suspensão das aulas na rede estadual de ensino, de eventos com mais de 200 pessoas, a proibição de afastamento dos servidores da Saúde e Segurança Pública, além de outras ações.

A eleição suplementar ao Senado em Mato Grosso, que seria realizada no dia 26 de abril de 2020, foi suspensa pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Ministra Rosa Weber. A Assembleia Legislativa (AL-MT), e o Tribunal de Justiça (TJ-MT), restringiram o acesso ao público nas instituições.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/434596/visualizar/