Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 18 de Março de 2020 às 14:36
Por: Lidiane Moraes/Folha Max

    Imprimir


Na primeira coletiva virtual de sua história, realizada nesta quarta-feira (18), em razão do surto de coronavírus, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Gilberto Giraldelli, disse que por causa da suspensão da eleição suplementar que seria realizada no dia 26 de abril, os trâmites voltam à estaca zero.

“Não existem candidatos, são todos pré-candidatos, já que nenhum dos que se lançaram obtiveram o registro”, destacou.

De acordo com o presidente da corte eleitoral, estão previstas três novas datas para que a eleição suplementar seja realizada. Uma seria em maio, outra em junho ou, em outubro, junto com as eleições municipais.

Giraldelli afirmou ainda que todos os prazos devem ser redefinidos assim que a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, anunciar a nova data para a eleição para o cargo de senador em Mato Grosso.

Ainda segundo ele, dependendo do novo calendário eleitoral, as coligações também poderão ser revista. Inclusive, caso a eleição complementar seja realizada junto com as eleições municipais, os pré-candidatos podem desistir da vaga ao Senado para se candidatar às prefeituras.

AFASTAMENTO

Todos os servidores que pediram afastamento dos cargos em razão da eleição suplementar devem retornar às atividades. Somente com o estabelecimento do novo calendário é que precisarão, novamente, se afastar.

CADASTRO BIOMÉTRICO

Giraldelli explicou que sendo estabelecido novo calendário eleitoral, é possível que os prazos para cadastramento biométrico e transferência de títulos, que já haviam se encerrados, sejam revistos.

MEDIDAS CONTRA O CORONAVÍRUS

Dentre as medidas de prevenção adotadas pelo TRE contra o coronavírus estão a suspensão do atendimento ao eleitor. A partir de hoje, todos serão atendidos de forma remota. “Caso o eleitor necessite comparecer ao TRE, ele vai entrar em contato, a solicitação será avaliada e, se for imprescindível, será marcado um horário para ele possa ser atendido presencialmente”, explicou.

O desembargador pede ainda que reuniões amplas realizadas por parte dos pré-candidatos sejam evitadas. Porém, caso muito necessárias, sejam realizadas apenas no âmbito partidário.

VAGA DE SELMA

A situação da vaga no Senado está sob judice e a decisão será do STF. Não há confirmação de que o terceiro colocado Carlos Fávaro assuma a vaga até a realização de eleição.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/434604/visualizar/