Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 26 de Março de 2020 às 10:44
Por: Da Assessoria

    Imprimir


O prefeito Eduardo Capistrano (PDT) e membros do Comitê de enfretamento ao Coronavírus (Covid-19), além de profissionais da saúde decidiram por não alterar as medidas estabelecidas de isolamento social. Dentre as restrições, impostas pelo último decreto estão: o fechamento de vários segmentos comerciais, toque de recolher e barreiras nos cruzamentos de acesso à cidade. A decisão foi definida após uma série de reuniões, ocasião em que foi considerado ainda o último pronunciamento do presidente da república, Jair Bolsonaro, que orientou a sociedade a “voltar à normalidade”.

Contudo, verificou-se que em Diamantino, apesar de não haver nenhum caso confirmado da doença, é preciso reorganizar a rede de saúde pública municipal a fim de se preparar para receber eventuais casos que surgirem. “Esta fragilidade do sistema de atendimento não é só em Diamantino. Ocorre em todo o estado de Mato Grosso em todo o território nacional. Já estamos com várias estratégias para receber algum caso que dependa de internação”, explicou.

O prefeito destacou que há uma mobilização junto à Associação Madre Paulina e a comunidade local para preparar o espaço no Hospital São João Batista, isolando uma área, onde possa haver internações. “Nós estamos muito preocupados com a economia local, sim. Mas temos que pensar primeiro nas pessoas e como atender eventuais casos, já que não podemos encaminhar possíveis enfermos da doença para outro local, porque fomos informados de que, no Estado, os hospitais referências para atender esses pacientes com a doença estão lotados, impossibilitados de recebê-los”, acrescentou.

Capistrano faz um apelo a toda a classe empresarial, comerciantes, autônomos, profissionais liberais que, neste momento, se vêem prejudicados com as medidas duras impostas. “Até nós, como servidores, estamos preocupados com a situação financeira da Prefeitura vez que as contas dependem dos contribuintes e fechados eles não têm condições de manter a receita do município. Mas nesse momento a prioridade é a saúde das pessoas. A partir do dia 05 de abril, estaremos adiantados em relação à estrutura do Hospital, com menos risco de sermos surpreendidos com algum caso positivo de coronavírus na cidade e com melhores condições de suportar casos graves”, afirmou.

Amanhã (sexta-feira, 27) será realizada uma reunião para debater a flexibilização para alguns segmentos que não oferecem riscos de aglomeração de pessoas poderem voltar a funcionar.

Investimentos

Enquanto busca manter as pessoas em casa, o município se prepara para que as coisas voltem à normalidade, na medida do possível. Para isso, há uma mobilização no âmbito do Poder Público e em conjunto com a sociedade para a aquisição de equipamentos, leitos, contratação de profissionais, entre outros investimentos. Hoje, o hospital dispõe de dois respiradores, foi feita a compra de outros dois pela prefeitura com apoio da Câmara Municipal. A Unemat também cedeu outro aparelho.

O prefeito agradece toda a sociedade civil organizada e a Associação Comercial e Empresarial de Diamantino (ACID) que está envolvida diretamente para dialogar com a classe comercial da cidade.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/434788/visualizar/