Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 27 de Março de 2020 às 15:34
Por: Secom-MT

    Imprimir


Fachada Tribunal de Justiça de Mato Grosso - Foto por: TJ/MT
Fachada Tribunal de Justiça de Mato Grosso - Foto por: TJ/MT

O valor de R$ 124 milhões que consta no Diário Oficial ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso não pertence ao Governo. O dinheiro é do Fundo de Apoio ao Judiciário (Funajuris), nunca passou pelos cofres do Estado e sempre esteve depositado na conta do tribunal.

A polêmica surgiu porque, para que o recurso fosse utilizado pelo TJMT, era necessária a publicação no Diário Oficial do Estado, que foi feita em edição extra na quarta-feira (25.03).

O secretário de Fazenda, Rogério Gallo, explicou que o crédito suplementar não estava na conta do Governo, uma vez se tratar de um fundo próprio do TJMT, mas a liberação para que o Judiciário utilize os recursos deve ocorrer pelo Poder Executivo.

“É uma formalidade necessária, determinada pela Constituição Federal, porque esse dinheiro não é do Estado. Esses recursos, em geral, são provenientes de taxas judiciárias, custas judiciais e do Foro Extrajudicial, além de uma quota do ITCM [Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos] e quem define como serão utilizados é o próprio Tribunal de Justiça”, pontuou Gallo.

De acordo com a publicação do DOE, os recursos serão utilizados em manutenção, transporte, serviços de informática e gerais, entre outros.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/434830/visualizar/