Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 31 de Março de 2020 às 11:13
Por: Por Guilherme Barbosa, TV Centro América

    Imprimir


Empresários se unem para comprar kits para testes do coronavírus — Foto: Codau/Divulgação
Empresários se unem para comprar kits para testes do coronavírus — Foto: Codau/Divulgação

Um grupo de empresários e membros de um clube de serviços, em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, estão se mobilizando para arrecadar recursos para a compra de kits para testes do novo coronavírus no município.

Os kits serão doados à Secretaria Municipal de Saúde, que não dispõe de testes suficientes para isso.

“A princípio juntamos alguns empresários e fizemos uma reunião com o prefeito. Dessa reunião, tivemos a ideia de se unir e fazer uma campanha de doações com todos os empresários da cidade para contribuir com o poder público”, explicou o empresário Fausto Ângelo Masson.

Tangará da Serra não registrou nenhum caso de coronavírus. Conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), divulgados nessa segunda-feira (30), Mato Grosso tem 18 casos confirmados da Covid-19, sendo 12 em Cuiabá, dois em Várzea Grande, três em Rondonópolis e um em Nova Monte Verde.

c

“Já está tudo bem encaminhado. Temos intenção de fazer a compra desses kits entre hoje e amanhã para que cheguem na cidade o mais rápido possível”, disse Fausto.

Até agora, o grupo já conseguiu arrecadar o suficiente para a compra de 400 kits. No entanto, a ideia é conseguir mil testes. Eles disseram que estão fazendo pesquisa de preço com fornecedores. A princípio, o mais barato encontrado por eles custa R$ 119 cada.

Dentro da mesma ação, o grupo também está arrecadando cestas básicas para a Secretaria de Assistência Social para que sejam entregues às famílias de baixa renda.

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, falou na última sexta-feira (27) que o governo comprou 10 mil testes rápidos para coronavírus para atender as unidades de saúde da rede estadual, e que outros 20 mil testes vão ser providenciados pelo estado.

No entanto, esses kits não vão ser distribuídos aos municípios, pois ficarão à disposição apenas dos hospitais da rede estadual para testar pacientes que chegam com sintomas mais evidentes da covid-19 e também para testar os profissionais de saúde que atuam nesses locais.

O secretário também disse que o estado comprou 20 mil testes para encaminhar ao Laboratório Central de Mato Grosso (Lacen).





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/434897/visualizar/