Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 22 de Abril de 2020 às 11:05
Por: Por Denise Soares, G1 MT

    Imprimir


Respiradores são usados para tratamento no coronavírus — Foto: Divulgação/Secom
Respiradores são usados para tratamento no coronavírus — Foto: Divulgação/Secom

O governo de Mato Grosso tem dificuldades no frete aéreo para transportar 120 respiradores que foram comprados na China para ajudar no tratamento de pacientes com coronavírus (Covid-19). A situação foi comentada nesta quarta-feira (22) pelo secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo.

As aquisições foram feitas na China, porque não há o produto para ser comprado no mercado brasileiro.

São 120 respiradores, sendo 100 fixos e 20 portáteis, além de peças a mais como reserva.

“O prazo para fabricação era na data de ontem (terça-feira). O governo tem dificuldade em contratar o frete. O valor para o transporte foi multiplicado por 10 vezes, está mais caro”, declarou o secretário.

Mato Grosso tem disponível na rede pública de saúde 813 respiradores mecânicos em todo o estado. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), esses aparelhos estão nos Hospitais Regionais e unidades de saúde em 38 municípios.

O equipamento é usado para tratar pacientes com problemas respiratórios graves, como os causados pela Covid-19.

Aproximadamente 73% dos municípios do estado não tem um respirador mecânico disponível para pacientes nas unidades de saúde, de acordo com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Já um estudo do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) mostrou que menos da metade dos municípios de Mato Grosso tem leitos de UTI com respiradores para tratamento de pacientes com Covid-19.

Coronavírus em Mato Grosso

Mato Grosso permanece com 181 casos confirmados da Covid-19, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), divulgados nesta terça-feira (21).

Dos 181 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 73 estão em isolamento domiciliar e 89 estão recuperados. Há ainda 13 pacientes hospitalizados, sendo 3 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pública e 1 em leito clínico público.

No boletim desta terça, a SES divulga que a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe, atualmente, de 24 leitos de UTI e 226 leitos de enfermaria especificamente destinados para pacientes com coronavírus no estado.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/435259/visualizar/