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Politica Brasil
Quarta - 15 de Agosto de 2012 às 10:53
Por: Vinícius Tavares

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O ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos anunciou hoje (15.8) um mega programa de investimentos do governo federal para ampliar e recuperar as malhas rodoviária e ferroviaria nacional. O anúncio foi feito durante solenidade de lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) voltado àss concessões de ferrovias e rodovias e contou com a presença de empesários e governadores, entre eles Silval Barbosa (PMDB), de Mato Grosso.

De acordo com Passos, em rodovias serão investidos R$ 79,5 bilhões nos primeiros cinco anos e há previsão de aplicação de outros R$ 54 bilhões nos próximos 25 anos.

Segundo ele, as concessões de rodovias receberão R$ 42 bilhões e alançarão 7,5 mil km de rodovias. Até o momento foram concedidos 5,2 mil kms de rodovias.

Passos anunciou ainda que o governo priorizou nove lotes de rodovias nos estados da Bahia, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e garantiu a continuidade dos recursos para as obras da duplicação da BR 163/364 entre Rondonópolis e Posto Gil.

Com relação às ferrovias, o investimento total previsto é R$ 91 bilhões, sendo R$ 56 bilhões nos primeiros 5 anos e mais 35 bilhões entre o quinto e o trigésimo ano da sua execução. O governo pretende alcançar 10 mil kms da malha ferroviária nacional. Deste total, 2,6 mil kms já em uso, todos os estudos serão concluídos até dezembro.

Os outros estudos para os outros 7,4 mil kms devem estar concluídos, segundo garantia do ministro, até fevereiro do próximo ano, podendo ser contratados entre julho e setembro.

O ministro informou ainda que a Valec, estatal responsável pelo setor ferroviário, comprará a capacidade integral destas ferrovias através de uma oferta pública nos trechos para garantir a passagem dos trens dentro de uma realidade tarifária.
E divulgou intenção do govenro de transformar a Empresa de Ferrovias de Alta Velocidade em EPL (Empresa de Planejamento e Logística). o objetivo é atrair a iniciativa privada para um grande programa de concessões.

"Queremos integrar as ferrovias de norte a sul do país. Pretendemos resgatar as ferrovias como alternativa ao transporte neste país. Não queremos monopólios e uma malha ferroviária que seja uitilizada e que possa oferecer menores custos de logísticas e tarifas mais baixas", afirmou.






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