Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 01 de Junho de 2020 às 17:11
Por: Camila Ribeiro/Mídia News

    Imprimir


Essa semana será definitiva para as articulações em torno da disputa pelo comando da Assembleia Legislativa para o biênio 2021-2022. Acredita-se que entre hoje e a próxima quarta-feira (3), os deputados devem chegar a um consenso, de modo a evitar uma briga desgastante pelos principais cargos da Mesa Diretora.

Conforme apurou o MidiaNews, o entendimento passa pela inversão de cargos entre os deputados Max Russi (PSB) e Janaina Riva (MDB). Ele ficaria como vice-presidente e a parlamentar passaria a responder pela primeira-secretaria – que é responsável pela ordenação de despesas da Casa.

Nesse cenário, o atual presidente Eduardo Botelho (DEM) continuaria no cargo.

O deputado Max Russi estaria analisando a hipótese de Botelho ocupar uma cadeira no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Desta forma, ficando na vice-presidência, ele poderia ascender ao comando da Assembleia, assim que surgir uma vaga a Corte de Contas.

Nos bastidores, os comentários dão conta de que Botelho não quer sair à reeleição na disputa eleitoral de 2022. Assim – apesar de não admitir publicamente – ele de fato teria interesse no cargo de conselheiro.

A eleição está marcada para o próximo dia 10. O registro das chapas deverá ocorrer entre os dias 1º e 8 de junho.

Cargos cobiçados

Também segundo apurou a reportagem - ao contrário da disputa passada, quando “sobraram” cargos na Mesa – ao menos oito parlamentares pleiteiam ocupar os demais espaços de comando do Legislativo.

Além de presidente, vice e primeira-secretaria, a Mesa é composta por: 2º vice-presidente, 2º secretário, 3º secretário e 4º secretário.

Os interessados são: Valdir Barranco (PT), Elizeu Nascimento (DC), Wilson Santos (PSDB), delegado Claudinei (PSL), João Batista (PROS), Paulo Araújo (Progressista), Dilmar Dal Bosco (DEM) e Silvio Fávero (PSL).

Destes, estão na atual composição: Valdir Barranco, como 2º secretário; João Batista, que é 2º vice-presidente; e Paulo Araújo, como 4º secretário.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/436064/visualizar/