Repórter News - reporternews.com.br
Judiciário e Ministério Público
Sexta - 21 de Agosto de 2020 às 09:37
Por: Mikhail Favalessa/RD News

    Imprimir


A disputa para ser o membro do Ministério Público Estadual (MPE) que será nomeado desembargador do Tribunal de Justiça deve ficar entre sete nomes. Segundo apurado pelo , seis promotores de Justiça, que atuam na 1ª instância, e uma procuradora, que atua na 2ª instância, estão entre os mais cotados para compor a lista sêxtupla, escolhida por votação direta de todos os 250 membros do órgão.

Rodinei Crescêncio

Mauro Zaque

Coordenador do Gaeco no interior, Mauro Zaque é um dos cotados para a lista do MPE

O procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges, descartou disputar a vaga. Ele está no cargo desde fevereiro de 2019 e tem mandato até 2021. Até segunda (17), havia impedimento ao chefe do MPE e também ao corregedor-geral do MPE, cargo que é ocupado hoje pelo procurador Hélio Fredolino Faust. O Conselho Superior do MPE votou uma resolução criando a votação e, ao mesmo tempo, retirou essas restrições.

“Não sou candidato. Tenho um mandato e compromisso com a instituição. Aliás, minha proposta era pelo impedimento do procurador-geral de Justiça e do corregedor-geral, o que foi alterado pelo Conselho Superior”, disse José Antônio Borges à reportagem.

O coordenador do Gaeco no interior do Estado, Mauro Zaque, é um dos que pleiteia a vaga. Arnaldo Justino da Silva, que atua na defesa do patrimônio público e da probidade administrativa também. Os dois já declararam publicamente a intenção de disputar.

Reprodução

Procuradora Eunice Helena

A procuradora de Justiça Eunice Helena também figura entre os possíveis nomes indicados

Nos bastidores, o promotor Ezequiel Borges é dos que tem ganhado força, apesar de ainda não ter declarado oficialmente que irá disputar. Ele atua na 6ª Promotoria Civel Cuiaba, que entre outras atribuições tem a função de defesa do consumidor.

Dos sete interessados, a procuradora de Justiça Eunice Helena é a única que atua junto ao Tribunal de Justiça. A proximidade com desembargadores pode influenciar na segunda etapa da escolha, quando os integrantes do Tribunal Pleno irão reduzir de seis para três a lista de membros do MPE.

Márcia Furlan, da 3ª Promotoria Cível de Cuiabá, também está na disputa. Ela e Zaque são próximas da procuradora de Justiça Ana Cristina Bardusco, atual coordenadora do Gaeco, e que tem papel importante no órgão pelo histórico no combate ao crime organizado.

Também têm tido os nomes ventilados nos bastidores os promotores Wesley Sanchez Lacerda, que atua como auxiliar da Corregedoria-Geral, e ainda Adriano Streicher, da 8ª Vara Criminal de Cuiabá.

A votação só deve ser realizada no MPE depois que o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, enviar um ofício indicando a abertura oficial das nove vagas, sendo que uma será do MPE. A previsão é que Carlos Alberto deflagre o processo no começo de setembro.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/437699/visualizar/