Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 18 de Setembro de 2020 às 16:37
Por: Por Bruno Bortolozo, TV Centro América

    Imprimir


O plantio de soja começou nesta quarta-feira (16), em Mato Grosso, com 55% da produção já vendida. Os produtores estão autorizados a fazer o cultivo do grão, já que o vazio sanitário da cultura terminou.

As primeiras lavouras plantadas no estado são aquelas que possuem sistemas de irrigação, já que, com a falta de chuva, colocar as sementes na terra sem que haja umidade suficiente no solo é um risco muito grande.

Neste momento, os produtores tendem a não arriscar. Este ano, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), plantar um hectare de soja no estado sai por pouco mais de R$ 4.170, cerca de 7% mais que o custo da safra anterior.

Em uma fazendo em Sorriso, a 420 km de Cuiabá, a expectativa é de que seja feito o cultivo de 300 hectares com irrigação. O gerente da fazenda, Elias Belé, conta que estão tomando os devidos cuidados para isso.

“Estamos iniciando com cautela e somente em áreas irrigadas. O nosso vazio acabou no dia 15 de setembro. Então, a partir desse dia, a gente começou largar a semeadura, e iniciar a nova safra de soja 2020/2021. Nós só vamos terminar o plantio das áreas irrigadas e vamos esperar uma boa chuva pra voltarmos a plantar”, afirma.

Em outra propriedade serão quase 700 hectares irrigados. A soja plantada agora, vai ser colhido no começo de janeiro e sem seguida dar espaço para a nova safra de milho e arroz.

O estado deve aumentar 2% a área plantada com soja, chegando a 10,8 milhões de hectares. A produção esperada é pouco mais de 35 milhões de toneladas.

Os produtores iniciam a safra otimistas, conseguindo bons preços pelo grão e com boas perspectivas de negócios. Eles já venderam mais de 55% dessa produção que vão cultivar a partir de agora, mas ainda dependem do clima. Segundo o Agrometeorologista do Climatempo, João Castro, a chuva deve chegar nas lavouras ainda neste mês.

“Nos dias 20 e 21 de setembro é esperado que algumas chuvas comecem já a ocorrer inicialmente pelo oeste do estado de Mato Grosso, na região de Campo Novo do Parecis e Sapezal. No dia 26 e 27 de setembro, aguardamos uma nova massa de ar que vai empurrar uma frente fria e formar um novo corredor de umidade, que vai levar chuva para todo o estado de Mato Grosso, inclusive na região central.", explica.

As chuvas devem se estender até o norte. Ou seja, em Sorriso e Sinop terá chuva para iniciar o plantio”, afirma.

É importante destacar que a soja plantada nesta semana tem previsão de ser colhida no final de dezembro ou começo de janeiro.

Em seguida, os produtores iniciam a segunda safra, quando fazem o cultivo de algodão, milho ou feijão.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/438211/visualizar/