Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 19 de Setembro de 2020 às 09:07
Por: kamila Arriuda/Diário de Cuiabá

    Imprimir


Coronel Fernanda, Pedro Taques, Carlos Fávaro, José Medeiros e Nilson Leitão
Coronel Fernanda, Pedro Taques, Carlos Fávaro, José Medeiros e Nilson Leitão

A eleição suplementar para o Senado, marcada para 15 de novembro deste ano, promete ser das mais concorridas em Mato Grosso.

Até o próximo dia 26 (sábado da semana que vem), 11 postulantes ao cargo devem registrar as candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Eles irão concorrer à vaga deixada pela juíza aposentada Selma Arruda (Podemos), que teve o mandato cassado no final do ano passado pela Justiça Eleitoral.

O ex-vice-governador Carlos Fávaro (PSD), aparentemente, sai na frente, uma vez que está ocupando a vaga interinamente.

Ele conta com o maior arco de alianças entre os candidatos. O social-democrata tem o apoio do PP e do MDB.

Divulgação

Procurador Mauro

Procurador Mauro, do PSol

Além disso, ainda tem apoio do governador Mauro Mendes (DEM) e de seu grupo político.

Fávaro encara a disputa com a empresária Margareth Buzzeti (PP) na primeira suplência e como o ex-deputado José Lacerda (MDB) na segunda.

Apesar de o chefe do Executivo Estadual estar com Fávaro, o DEM não fechou, por inteiro, com o candidato do PSD.

A agremiação homologou a indicação do ex-governador Júlio Campos como primeiro suplente do ex-deputado federal Nilson Leitão (PSDB) e liberou os seus correligionários.

Com isso, o candidato tucano ficou com o apoio de parte do DEM e ainda cooptou para o seu projeto o PL, que tem o senador Wellington Fagundes como principal liderança no Estado.

Desta forma, a primeira suplência ficou com o DEM e a segunda, com o PL, e será ocupada pelo ex-vereador de Rondonópolis, José Márcio Guedes.

O ex-governador Pedro Taques (Solidariedade) também está entre os candidatos.

Divulgação

Elizeu Nascimento

Elizeu Nascimento, do DC

Com discurso em defesa do servidor público, ele recebeu o apoio do Cidadania e irá encarar as urnas após quase dois anos afastado da política.

Divulgação

Valdir Barranco

Valdir Barranco, do PT

Taques vai para a disputa com a médica Elza Queiroz como primeira suplente e o delegado Fausto Freitas na segunda suplência, ambos do Cidadania.

A Assembleia Legislativa também será representada na eleição suplementar ao Senado com dois parlamentares.

Irão encarar a disputa os deputados estaduais Elizeu Nascimento (DC) e Valdir Barranco (PT).

O parlamentar cristão recebeu o apoio do PSL e irá enfrentar as urnas com o professor universitário Naime Márcio Martins Moraes (PSL), pai do deputado estadual Ulysses Moraes (PSL), na primeira suplência, e tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Paulo Selvae (PSL).

Já o petista conta com o PCdoB em seu arco de alianças e tem a ex-reitora Maria Lúcia Cavalli Neder (PCdoB) como primeira suplente e a ex-vereadora, professora universitária aposentada Enelinda Scala (PT) como segunda suplente.

Divulgação

Feliciano Azuaga

Feliciano Azuaga, do Novo

O advogado Euclides Ribeiro (Avante) também surge como opção para o eleitorado mato-grossense.

Ele fechou aliança com o PSB e irá encarar as urnas em novembro deste ano como ex-prefeito de Dom Aquino, Josair Lopes (PSB), como primeiro suplente. Ainda não há definição sobre a segunda suplência.

Única representante feminina na disputa, a tenente-coronel PM Fernanda Santos (Patriota) encara o pleito com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Com chapa pura, ela será candidata ao lado do ex-deputado federal Victório Galli (Patriota) como o primeiro suplente e o tenente-coronel da Polícia Militar, Luciano Esteves Corrêia (Patriota), na segunda suplência.

Também com chapa pura, o deputado federal José Medeiros (Podemos) terá como 1ª suplente o vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro, e na segunda, a coronel PM Zózima Dias dos Santos.

Divulgação

Reinaldo Moraes

Reinaldo Moraes, do PSC

Mais conhecido como “Rei do Porco”, o empresário Reinaldo Moraes (PSC) também se lançou na disputa com o pecuarista Gilberto Cattani (PRTB), de Tangará da Serra, como primeiro suplente, e Nelis Farias, de Rondonópolis, como segundo suplente.

Divulgação

Euclide Ribeiro

Euclides Ribeiro, do Avante

O economista Feliciano Azuaga (Novo) também é um dos postulantes ao Senado no pleito que ocorre em novembro.

Em sua chapa está como primeiro suplente Sérgio Antunes e, como segunda suplente, Vanessa Tomizawa, ambos do Novo.

Por fim, figurinha carimbada nas eleições majoritárias, o procurador da Fazenda Nacional, Mauro César Lara de Barros, mais conhecido como Procurador Mauro, também será candidato ao Senado pelo PSol.

Com chapa pura, ele terá como primeira suplente Gonçalina Pereira de Souza Melo, a Gonça de Melo, e como segundo suplente o enfermeiro Vanderley Guia.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/438222/visualizar/