Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 01 de Outubro de 2020 às 18:08
Por: Por Kethlyn Moraes, G1 MT

    Imprimir


Fogo queima árvores e vegetação no Pantanal em Poconé, Mato Grosso, no dia 30 de agosto. — Foto: Amanda Perobelli/Reuters
Fogo queima árvores e vegetação no Pantanal em Poconé, Mato Grosso, no dia 30 de agosto. — Foto: Amanda Perobelli/Reuters

O número de focos de incêndios em setembro de 2020 foi sete vezes maior que a quantidade em setembro do ano passado. Foram 5.859 focos, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Em setembro de 2019, foram 800. No mesmo mês, em 2018, a quantidade foi ainda menor: foram registrados 406 focos no Pantanal mato-grossense.

Já foram registrados mais de 11 mil focos de incêndios no Pantanal mato-grossense, até esta quinta-feira (1º). O número é dez vezes maior do que no mesmo período do ano passado, quando, de janeiro a setembro foram registradas 1.147 focos.

Os incêndios no Pantanal mato-grossense já devastaram mais de 2,5 milhões de hectares, sendo 311 mil somente nas últimas duas semanas, o que representa 17,8% da área total queimada. Os dados são do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) Prevfogo em parceria com o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA/UFRJ)

Fumaça sobe de incêndio no Pantanal em Poconé, Mato Grosso, no dia 27 de agosto. — Foto: Amanda Perobelli/Reuters

Fumaça sobe de incêndio no Pantanal em Poconé, Mato Grosso, no dia 27 de agosto. — Foto: Amanda Perobelli/Reuters

As queimadas no bioma duram mais de dois meses. Nas últimas semana ocorreram chuvas isoladas, que não foram suficientes para conter as chamas.

De acordo com o governo de Mato Grosso, já foram mais de R$ 22 milhões gastos para o enfrentamento dos incêndios no bioma, com o uso de 40 equipes espalhadas por todo o estado para o combate ao fogo, sete aeronaves, três helicópteros e mais de 2.500 profissionais envolvidos, desde bombeiros militares, voluntários, integrantes da Defesa Civil e do Exército.

O governo já aplicou mais de R$ 190 milhões em multas por uso irregular do fogo e tem endurecido contra os criminosos, sendo que as multas estão sendo levadas para os órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, além das implicações criminais.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/438492/visualizar/