Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 07 de Outubro de 2020 às 10:36
Por: Allan Mesquita/Folha Max

    Imprimir


O governador Mauro Mendes (DEM) defendeu a retomada das aulas presenciais em Mato Grosso. Em entrevista aos jornalistas, o chefe do Executivo enfatizou que o setor econômico está funcionando normalmente em todo o Estado, e por conta disso, seria possível retomar 100% das atividades escolares.

“Não podemos penalizar ninguém. As atividades econômicas estão praticamente todas elas trabalhando normalmente. Então, por que as escolas não podem começar a voltar? As pessoas estão indo para praça, estão indo para empresas, se reunindo em família. Precisamos manter o mesmo nível de cuidado, entretanto, precisamos retomar 100% das nossas atividades”, disparou.

A fala aconteceu durante coletiva de imprensa em Cáceres (a 220 km de Cuiabá), na última sexta-feira (2), quando Mendes foi questionado a respeito da retomada das aulas na Universidade de Mato Grosso (Unemat).

O governador disse também que os números da pandemia vêm se estabilizando no Estado, o que tem auxiliado o Executivo a iniciar o retorno dos alunos às escolas. Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), até domingo (4) foram notificados 126.920 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, com 3.533 mortes. Do total de casos, 15.103 estão em isolamento domiciliar e 107.602 estão recuperados.

“Graças a Deus, [a pandemia] está sob controle e nós devemos continuar tomando cuidado, continuar com nossas medidas preventivas, as medidas não-farmacológicas. Porém, temos que gradativamente, isso tem acontecido em Mato Grosso e no Brasil inteiro –, ir retomando as nossas atividades”, complementou.

PESQUISA

Na última segunda-feira (30), a secretária estadual de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, também comentou sobre o assunto, estimando um possível retorno das atividades presenciais mês de novembro. Segundo ela, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza até a próxima sexta-feira (09) uma pesquisa com os pais de alunos da rede estadual de ensino para saber a opinião deles sobre a possibilidade de retorno das aulas presenciais.

Na ocasião, a secretária enfatizou que os dados do estudo serão de extrema importância para orientar a Seduc na tomada de decisão. “Encaminhamos aos pais uma pesquisa para gente saber a opinião deles. Estamos estudando isso com o protocolo de segurança, de saúde emocional dos nossos profissionais e também com as autoridades de saúde do Estado. Estamos fazendo esse estudo para que possamos retomar de forma gradativa com os terceiros anos do ensino médio em primeira instância”, explicou a Marioneide durante evento de inauguração da nova sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), no centro Político Administrativo, em Cuiabá.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/438557/visualizar/