Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 29 de Outubro de 2020 às 06:39
Por: Por Lorena Segala, TV Centro América

    Imprimir


Índice de vacinação contra poliomielite em MT está abaixo da meta
Índice de vacinação contra poliomielite em MT está abaixo da meta

A campanha de vacinação contra a poliomielite acaba nesta quinta-feira (29) e apenas 39% das crianças de 1 a 5 anos foram vacinadas em Mato Grosso, até essa quarta-feira (28). Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde.

De acordo com a SES, pouco mais de 79 mil crianças foram vacinadas, até agora. A campanha termina na quinta-feira, já que na sexta-feira (30) será ponto facultativo no estado, por causa da transferência do feriado do dia do servidor, comemorado normalmente no dia 28.

As doses são encontradas nos postos de saúde. Os pais e responsáveis devem procurar um mais perto de casa. A vacina da poliomielite faz parte da campanha de multivacinação, que também tem objetivo de atualizar o cartão de vacina de crianças e adolescentes de até 15 anos.

Os pais devem levá-la sempre que a criança for tomar alguma vacina. No posto, as doses que faltam podem ser aplicadas de uma vez. Ou, em segundo caso, as equipes orientam se é preciso voltar em outro momento pra completar a sequência de vacinas.

O horário é das 7h15 às 11h e das 13h às 16h45.

As estratégias de vacinação são estabelecidas e executadas pelos próprios municípios. A população estimada do estado para a vacinação contra a poliomielite é de 205.976 crianças, sendo que mato grosso já recebeu 211.000 doses para atender a campanha e mais 37.000 para distribuição de rotina do mês de novembro.

A SES esclarece que existem dois valores de cobertura da poliomielite, sendo uma da campanha de vacinação indiscriminada das crianças de 01 a 05 anos que já estão com o esquema vacinal básico completo.

O outro valor é a de rotina do calendário básico anual.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/438924/visualizar/