Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 04 de Novembro de 2020 às 14:20
Por: Da Assessoria

    Imprimir


Novembro chegou e com ele o momento de chamar a atenção para um assunto extremamente sensível: a prematuridade. São considerados bebês prematuros aqueles que nascem com idade gestacional inferior a 37 semanas.



A ONG Prematuridade.com, única instituição no Brasil de apoio aos bebês prematuros e suas famílias, é responsável pelas ações do Novembro Roxo. A campanha deste ano tem como slogan “Juntos pelos prematuros, cuidando do futuro”.



Em Mato Grosso, o Hospital e Maternidade Femina, de Cuiabá, referência em pré-natal e partos de bebês, está com uma programação especial sobre o tema para promover informação, atividades e falar da esperança de vidas recuperadas.



"Uma forma de prevenir a prematuridade é o pré-natal, principalmente de pacientes de alto risco, que devem optar pelo parto em um centro que tenha terapia intensiva e uma equipe multidisciplinar para prevenir complicações que possam vir a ocorrer", explica a pediatra e neonatologista Fernannda Pigatto Vilela, diretora-técnica da Femina.



Segundo ela, a prematuridade pode levar a problemas de saúde para o bebê, como displasia broncopulmonar, retinopatia da prematuridade, enterocolite, hemorragia intracraniana, paralisia cerebral e infecções.



"A data estimada para o parto é em torno de 40 semanas e a equipe multidisciplinar tem um olhar especial voltado para as necessidades específicas de um recém-nascido prematuro, visando otimizar o desenvolvimento desse bebê que deveria estar ocorrendo intraútero, evitando ou minimizando a chance das referidas complicações", reitera Fernannda.



A médica destaca que a assistência deve ser prestada desde o pré-natal, depois no momento do parto e até a alta do bebê da UTI Neonatal. "Nós fazemos essa assistência de forma humanizada, respeitosa e que se consiga estabelecer uma relação de confiança com a família, inserindo-a como parte integrante no processo de cuidado e recuperação do próprio filho", conclui.



De acordo com a ONG Prematuridade.com, o Brasil figura em 10º lugar no ranking mundial de prematuridade e a cada 30 segundos, um recém-nascido vai a óbito em decorrência do parto antecipado. No mundo, a prematuridade também é a principal causa de mortalidade infantil antes dos 5 anos.



Por que Novembro Roxo?
No dia 17 de novembro é celebrado o Dia Mundial da Prematuridade, data escolhida pelo significado especial para Jürgen Popp, um dos fundadores da EFCNI (European Foundation for the Care of Newborn Infants), parceira da ONG Prematuridade.com. Após a morte de seus trigêmeos prematuros, em dezembro de 2006, ele tornou-se pai de uma filha nascida em 17 de novembro de 2008. Ao mesmo tempo, o March of Dimes, organização de caridade americana para prematuros e recém-nascidos teve uma ideia semelhante e lançou um Dia da Consciência para a Prematuridade, em 17 de novembro, nos EUA.



O roxo simboliza sensibilidade e individualidade, características que são muito peculiares aos bebês prematuros. Além disso, o roxo também significa transmutação e mudança, ou seja, a arte de transformar algo em outra forma ou substância, assim como no desenvolvimento de um bebê prematuro.



Sobre a Femina
O Hospital e Maternidade Femina atua há 41 anos em Cuiabá, nas áreas de Pediatria, Obstetrícia, Clínica-Geral e pronto atendimento com plantão 24 horas. Também conta com estrutura laboratorial de análises clínicas, no caso de exames solicitados durante os pronto-atendimentos. Possui coleta de células tronco, serviços de orientação genética, medicina fetal, imagem com implantação programada de tomografia, anatomia, patologia e citologia, orientação do climatério, endoscopia digestiva alta e baixa, videolaparoscopia, nutrição, coleta de leite materno e programa de educação continuada. Ainda fazem parte de sua estrutura UTI adulta, UTI Neonatal e UTI pediátrica. O Hospital está localizado na Rua Corumbá, 538, bairro Baú.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/438998/visualizar/