Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Sexta - 10 de Agosto de 2012 às 17:35

    Imprimir


Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) mostra que 71% dos norte-americanos que nunca visitaram o Brasil não sabem qual é a capital do país.  Entre os moradores dos Estados Unidos que  visitaram o país, 52% sabem que a capital é Brasília.

A pergunta feita pela pesquisa foi: "Qual é a capital do Brasil?". As respostas foram tabuladas como corretas ou incorretas.

Ao todo, foram entrevistados 1045 adultos de várias regiões dos Estados Unidos entre os dias 16 e 23 de julho desse ano. Entre os entrevistados, 92% nunca visitaram o Brasil. O objetivo do levantamento, segundo a Embratur, é tornar o Brasil mais conhecido no mercado norte-americano.

De acordo com o levantamento, 88% dos norte-americanos que visitaram o país sabem qual é a língua oficial do Brasil é o português. Entre os que não visitaram, 66% reconhecem o português como a língua falada no Brasil.

A pesquisa também mostra que de cada cem norte-americanos entrevistados, 18 lembraram do escritor Paulo Coelho e da música “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. No entanto, o levantamento mostrou que 10% dos norte-americanos chegaram a afirmar que a pintora mexicana Frida Kahlo é brasileira, 9%, que Fernando Pessoa, poeta português, e o escritor colombiano Gabriel García Márquez também seriam brasileiros.

Um em cada cinco moradores dos Estados Unidos reconhecem ícones da gastronomia brasileira: caipirinha (com 21% de reconhecimento) e feijoada (20%). Eles também reconhecem como principais "produtos turísticos” os nomeados "atributos naturais": Cataratas do Iguaçu com 27% e Floresta Amazônica com 39%.

Outro dado revelado pela pesquisa é que a percepção positiva sobre o país é maior entre o público que veio ao Brasil. Mais de 80% dos norte-americanos que visitaram o Brasil consideram que trata-se de um dos países mais interessantes da América do Sul. O índice cai a 62% entre os que não visitaram






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/43965/visualizar/