Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 17 de Dezembro de 2020 às 18:26
Por: Khayo Ribeiro/Gazeta Digital

    Imprimir


Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL) disponibilizará R$ 3 milhões para o pagamento das dívidas da Prefeitura de Cuiabá junto ao Hospital de Câncer - que parou de atender novos pacientes na quarta-feira (16). O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (17), após reunião entre deputados e representantes da unidade médica.

Mesmo com o auxílio da AL, a dívida da prefeitura junto ao hospital ainda não será totalmente suprimida, uma vez que o débito total ultrapassa a casa dos R$ 6 milhões. Por conta da situação, uma nova reunião foi marcada para ser realizada na tarde desta quinta-feira, na Casa de Leis com representantes das Secretarias de Saúde estadual e municipal, deputados, Ministério Público e do Hospital do Câncer.

Anúncio foi feito após reunião com o presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (DEM), deputada Janaina Riva (MDB) e o presidente do Hospital do Câncer, Laudemir Moreira. No encontro, o representante da unidade médica apontou que faltam insumos básicos para a operação do hospital, desde morfina até luvas.

"Fizemos uma suspensão de atendimento ontem e hoje e não recebemos pacientes novos. Contudo, todas as cirurgias que estavam programadas para ontem e hoje estão sendo realizadas normalmente. Consultas e internações que estavam programadas. O Hospital do Câncer não parou, apenas suspendemos o atendimento de pacientes novos. Se não houver o entendimento até hoje, amanhã vamos parar porque não temos mais condição de dar atendimento seguro para esses pacientes", apontou Laudemir.

Presidente da Casa de Leis apontou que a Assembleia está empenhada em solucionar o impasse. "Os hospitais filantrópicos passam por momentos difíceis e a Assembleia está atuando para ajudar. Dispusemos até devolver recursos da Assembleia para ajudar o hospital, mas para isso, temos que nos reunir com representantes das secretarias de Saúde de Cuiabá e estadual, para encurtar o caminho e que a Central de Regulação do Município de Cuiabá transfira esse recurso para o hospital. A Assembleia ajudou a Santa Casa e agora auxilia o Hospital de Câncer", disse Botelho.

Diante da situação, a deputada apontou que a principal meta da Assembleia neste momento é superar os entraves burocráticos do procedimento de disponibilização do recurso, de forma a garantir que o hospital seja remunerado o mais rápido possível.

"O presidente Botelho está preocupado com fazer esse recurso chegar, porque já tivemos problema de fazer isso no passado. A Secretaria de Saúde não encontra formas legais de fazer essa transferência", disse a parlamentar.

"Também não adianta nada a Assembleia repassar esse recurso para o Estado, o Estado repassar para a Prefeitura e a Prefeitura não passar para o Hospital de Câncer. Nossa preocupação é essa, fazer esse dinheiro chegar de fato ao hospital em caráter emergencial", reiterou.

Conforme noticiado pelo portal , em agosto deste ano no hospital já havia paralisado suas atividades. À época, a falta de repasses por parte da Prefeitura também foi o motivo da suspensão das atividades.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/439699/visualizar/