Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 08 de Janeiro de 2021 às 17:51
Por: Da Assessoria

    Imprimir


Para o candidato à presidência da Câmara dos Deputados, federal Arthur Lira (PP/AL), a próxima gestão deve ter compromisso na condução de temas que têm causado paralisia à economia do Brasil, como as reformas agrária e tributária, o licenciamento ambiental e outros ligados à produção e à economia nacional. A declaração foi dada em coletiva à imprensa durante agenda, nesta sexta-feira (08.01), em Cuiabá.

A agenda política foi articulada pelo líder da bancada de Mato Grosso, o deputado Neri Geller e demonstra o alinhamento com o Estado pautado no modelo de gestão defendido por Lira. O progressista é tido em Brasília como político articulador e hábil na condução de temas difíceis.

“A Câmara precisa de voz e, que essa voz seja independente, que tenha autonomia para falar em nome dos deputados e levar à uma condução tranquila. Esse tem que ser o perfil do novo presidente da Casa, e Lira possui qualidades importantes de um líder: cumpre palavra, tem bom senso e é aberto ao diálogo. Pronto. Esse é o perfil que o presidente da Casa precisa ter, além de coragem para o enfrentamento de temas delicados, porém essenciais”, defendeu o Geller.

O líder da bancada avalia ainda, que a agenda proposta por Lira vem diretamente ao encontro de temas essenciais não apenas para a economia brasileira, mas principalmente para por fim aos gargalos impostos aos estados produtores, como Mato Grosso, responsável por sustentar grande parte do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

Segundo cita, o enfrentamento de temas como o licenciamento ambiental, a reforma agrária e a própria reforma tributária têm puxado para baixo o avanço do Brasil. “Mesmo com todos os entraves o Brasil, e no caso específico de Mato Grosso, tem conseguido avançar porque somos pujantes, porque nossos produtores não recuam diante das dificuldades. Agora imagina se os produtores pudessem trabalhar em condições favoráveis?”, destacou Geller.

A proximidade do líder da bancada de Mato Grosso com o candidato de Bolsonaro à presidência da Câmara, facilita a resolução de temas essenciais para Mato Grosso como: a regularização fundiária, o licenciamento ambiental, a logística para escoamento da produção, entre outros gargalos.

No tocante à má condição das rodovias no Estado, Lira defendeu que o avanço do tema somente ocorrerá diante de uma articulação forte e independente em Brasília, a exemplo da implantação da Ferronorte e da conclusão das obras de duplicação da BR-163 até os portos do Contorno Norte.

“Mesmo com os esforços da bancada de Mato Grosso, onde destaco o trabalho liderado pelo deputado Neri Geller as coisas não avançam. Precisamos retomar a votação das emendas impositivas e garantir que os compromissos firmados sejam cumpridos”, defendeu Lira.

Lira endureceu o discurso ao defender que o ressarcimento aos estados exportadores pela Lei Kandir deveria ocorrer de forma integral, e não fracionada ao longo de 15 anos. “O ideal seria que o ressarcimento trazido pela lei fosse efetivado de maneira integral, uma vez que a União terá 15 longos anos para concluir o pagamento aos estados”.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/439894/visualizar/