Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Terça - 12 de Janeiro de 2021 às 07:48

    Imprimir


Denúncias de assédio moral contra servidores do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), no Campus de Sinop, chegaram ao Ministério Público Federal (MPF) e motivaram a abertura de uma investigação preliminar. Para isso, o procurador da República, Frederico Siqueira Ferreira, instaurou um inquérito civil para apurar o caso a fim de confirmar ou descartar a suspeita. A gestão da atual diretora-geral Gilma Silva Chitarra vai até abril deste ano.

“Resolve instaurar, a partir do Procedimento Preparatório nº. 1.20.002.000002/2020-92, inquérito civil para apurar a suposta ocorrência de assédio moral contra servidores do Instituto Federal de Mato Grosso, no Campus de Sinop, MT”, diz o documento que não cita nomes de quem estaria praticando assédio contra funcionários da instituição.

Em outro trecho da portaria n° 1 de janeiro de 2021, o representante do MPF determina que a abertura do inquérito seja comunicada à Câmara Revisional, nos termos do inciso I do artigo 62 da Lei Complementar nº 75/1993 e do artigo 6º da Resolução nº 87/2006 do Conselho Superior do Ministério Público Federal.

Um inquérito civil é um procedimento que visa buscar elementos e provas capazes de confirmar uma irregularidade ou denúncia e também individualizar as condutas para depois acionar os responsáveis na Justiça.

Nesse contexto, o procurador Frederico Siqueira ressalta que é “função institucional do Ministério Público zelar pelo efetivo respeito aos Poderes Públicos e dos serviços de relevância pública, bem como efetivar os direitos assegurados na Constituição, promovendo medidas necessárias à sua garantia, por meio de Inquérito Civil e de Ação Civil Pública, para proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos (CF/88 art. 129, II E III)”.

NOVA GESTÃO

Nas eleições realizadas em dezembro do ano passado para escolha dos novo reitor e diretores do IFMT para o quadriênio 2021-2025, o diretor-geral eleito para o campus Sinop foi Rafael Martins Chaves, com 45,16% dos votos. Já o reitor eleito para comandar a instituição pelos próximos 4 anos foi o professor de História, Júlio César dos Santos. Ele venceu uma acirrada disputa e obteve 37,14% dos votos derrotando o candidato de oposição, professor Deiver Alessandro Teixeira, que ficou com 32,37%. A posse do novo reitor e diretores será realizada em abril deste ano.

OUTRO LADO

A assessoria de imprensa do IFMT enviou posicionamento por meio de nota.

Íntegra da nota:

O Instituto Federal de Mato Grosso vem se manifestar quanto à veiculação de notícias acerca do Procedimento Preparatório nº. 1.20.002.000002/2020-92 do Ministério Público Federal e salienta que procedimentos correcionais já se encontravam em andamento no momento de publicação da notícia e instauração de Inquérito Cível.





Fonte: Folha Max

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/439922/visualizar/