Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 23 de Janeiro de 2021 às 11:17
Por: Joanice de Deus/Diário de Cuiabá

    Imprimir


A capital mato-grossense recebeu apenas 8.027 doses da vacina CoronaVac
A capital mato-grossense recebeu apenas 8.027 doses da vacina CoronaVac

Em Cuiabá, a campanha municipal de vacinação contra a Covid-19 começou na última quarta-feira (20).

Inicialmente, a perspectiva da Prefeitura Municipal era de imunizar, nesta etapa, 190 mil pessoas de um universo de 440 mil que fazem parte dos grupos considerados prioritários.

Porém, a Capital recebeu apenas 8.027 doses da vacina CoronaVac e que estão sendo destinadas aos profissionais que atuam na linha de frente de combate à doença.

Com uma quantidade muito baixa, a previsão é de que, já no começo da semana, a aplicação dessas primeiras doses será encerrada.

“É um número muito baixo para uma capital como Cuiabá, com 700 mil habitantes. A expectativa nossa, dentro do nosso planejamento, é vacinar 440 mil pessoas dentro daquelas recomendadas pelo Ministério da Saúde que devem ser imunizadas”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro, durante live ao site Olhar Direto.

Segundo Pinheiro, nos dois primeiros dias da campanha, cerca de mil pessoas foram imunizadas.

Para sexta-feira (22), a expectativa era contemplar outros mil trabalhadores.

“E, nos dias 23, 24 e 25, a meta é vacinar duas mil pessoas (cada dia). Então, até o dia 25 (segunda-feira), dentro do nosso planejamento, já estaremos vacinando as 8.027 mil pessoas e estaremos esperando a segunda remessa. Aliás, esperamos uma quantidade bem mais benevolente porque queremos ampliar a vacinação em Cuiabá, especialmente, para idosos que estão procurando muito”, disse.

Com isso, dentro dos grupos prioritários, que inclui entre outros, pessoas acima de 60 anos e indígenas, foi necessário priorizar os trabalhadores da Saúde que atuam em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), enfermarias e pronto-atendimento para Covid-19 tanto das redes pública e privada.

“São profissionais da Saúde que estão na linha de frente, que estão expondo a sua própria vida e de seus familiares e devem ter a prioridade. A gente precisa ter eles bem, com saúde para salvar outras vidas e garantir a saúde da população”, observou o prefeito.

A expectativa é receber outras 8 mil doses em duas semanas.

Além disso, ele lembrou que a administração municipal tem feito contato permanente com o Ministério da Saúde para garantir que a Capital seja devidamente atendida, inclusive, com a remessa de mais lotes do imunizante.

“Estamos na expectativa com a informação que virão mais doses dentro 10 a 15 dias. Mas, não temos uma data definida e nem um número de quantidade de doses. Então, se não tivéssemos preparados estaríamos gritando no deserto ou dando tiro no escuro”, disse.

A Secretaria Municipal de Saúde também tem feito contato com laboratórios para verificar possibilidade de o município fazer a aquisição direta dos antígenos que estão sendo produzidos contra o coronavírus.

Na Capital, a vacinação é realizada no Centro de Eventos do Pantanal, a partir das 7 horas.

MPF – Na sexta-feira (22), o Ministério Público Federal (MPF) informou que instaurou procedimentos administrativos para acompanhamento da vacinação contra a Covid-19 em 31 municípios localizados na região de Barra do Garças, em Mato Grosso.

O objetivo é garantir o respeito às prioridades legais e o adequado manuseio das vacinas no âmbito dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) e unidades municipais.

Conforme despacho do procurador da República, Everton Pereira Aguiar Araújo, atuante em Barra do Garças, a Secretaria de Saúde do Estado foi oficiada e deverá informar quais municípios da região irão receber (ou já receberam) doses da vacina nessa primeira etapa da campanha, bem como o respectivo quantitativo, para fins de fiscalização da observância dos grupos prioritários.

O mesmo deve ser feito pelas administrações municipais.

Alguma das cidades da região são Água Boa, Alto Boa Vista, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Canabrava do Norte, Canarana, Cocalinho, Confresa, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Pontal do Araguaia, Porto Alegre do Norte, Querência, Ribeirão Cascalheira, Ribeirãozinho, Santa Cruz do Xingu, Tesouro, Torixoréu e Vila Rica, entre outras.

Nesta primeira fase, Mato Grosso recebeu do Ministério da Saúde um total de 126.160 doses da vacina Coronavac, produzida pela farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan (SP).

A quantidade irá contemplar 60.074 pessoas, com duas doses.

Neste caso, o prazo para a segunda aplicação é de 14 a 28 dias.

O plano de vacinação do Governo Federal prevê, ainda, a inclusão do imunizante AstraZeneca, produzido pela Fiocruz, em parceria com a Universidade de Oxford.

Neste caso, o prazo para a segunda dose é de 90 dias.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/440040/visualizar/