Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 09 de Agosto de 2012 às 21:33

    Imprimir


A fabricante de automóveis japonesa, Toyota, a maior do mundo, inaugurou nesta quinta-feira uma planta de 600 milhões de dólares no estado de São Paulo, a terceira desse tipo no Brasil, e anunciou que pretende duplicar as vendas no mercado brasileiro. A planta, situada em Sorocaba, a 91 kms de São Paulo, começará a produzir o modelo do compacto Etios em setembro, com motores importados do Japão.

A Toyota descreveu o modelo de quatro portas como "um carro feito por brasileiros para brasileiros". Participaram da inauguração do novo complexo o presidente da Toyota, Akio Toyoda, o ministro de Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior brasileiro, Fernando Pimentel, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Pimentel disse que a planta de Sorocaba, classificada como "respeitosa com o meio ambiente" e que empregará 1.500 trabalhadores, equivale a um voto de confiança do principal fabricante de carros do mundo "na força da economia brasileira e no mercado automobilístico brasileiro". Além disso, a fabricante anunciou ontem que investirá 1 bilhão de reais na construção de uma fábrica de motores em Porto Feliz, também no estado de São Paulo, conforme informou o Akio Toyoda. A nova fábrica de motores, que deverá estar pronta em 2015, pode empregar cerca de 600 pessoas, disse Toyoda a jornalistas depois de se reunir com a presidente Dilma Rousseff em Brasília.

Os motores deverão ser utilizados para a produção dos modelos Corolla e Etios, que serão produzidos com 85% de componentes brasileiros. Em um comunicado, a fabricante japonesa destacou que o novo empreendimento "busca aumentar a produção local, já que o mercado brasileiro dá sinais de crescimento consistentes". Shunichi Nakanishi, presidente da Toyota Mercosul, disse que a empresa espera duplicar suas vendas no Brasil para cerca de 200.000 veículos anuais nos próximos dois anos e se transformar em um dos líderes do mercado nos próximos 10 anos.

O menor ritmo de crescimento do Brasil, no entanto, tem afetado a venda de automóveis. No primeiro semestre do ano, as vendas e a produção de veículos caíram 1,2% e 9,4%, respectivamente, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a associação de fabricantes Anfavea.

As medidas do governo parecem estar surtindo efeito e, em junho, as vendas mostraram sinais de recuperação com um aumento de 22,9%, alcançando 353.200 unidades, frente a 287.500 em maio. Em julho, as vendas voltaram a aumentar 3%, alcançando 364.200 autos. A Toyota, presente no Brasil desde 1958, tem outras duas plantas também localizadas no estado de São Paulo: em São Bernardo dos Campos e em Indaiatuba. 




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/44050/visualizar/