Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 19 de Fevereiro de 2021 às 19:55
Por: Assessoria | Seplag-MT

    Imprimir


Município de Aripuanã (distante 935,5 km da capital Cuiabá). - Foto por: Alan Assis Silveira/Sema

Município de Aripuanã (distante 935,5 km da capital Cuiabá).

A | A

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) divulga em seu portal, à disposição do público, o relatório e as estimativas referentes ao Produto Interno Bruto dos municípios mato-grossenses – PIB dos Municípios 2018.

Devido a metodologia de trabalho que deriva de outras pesquisas estruturais e coletas de informações, os resultados ficam prontos e são divulgados com defasagem de dois anos em relação ao ano de referência, da mesma forma que o PIB Regional.

O PIB funciona como um importante termômetro da economia e ajuda a entender a movimentação econômica de numa região. Por exemplo, quando o PIB aumenta é sinal que a economia está indo bem, que as taxas de desemprego diminuíram e que a população da região está com maior capacidade de compra.

A Seplag, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulga anualmente as estimativas do PIB dos Municípios. Os resultados são comparáveis entre si e estão completamente integrados às séries das Contas Nacionais e das Contas Regionais do Brasil.

“Os resultados permitem traçar o perfil econômico e setorial para cada município do Estado e as informações são essenciais ao planejamento público e privado, formulação de políticas públicas e fixação de objetivos e metas perante o crescimento e desenvolvimento regional”, destacou o secretário-adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas da Seplag, Sandro Brandão.

Diferente das Contas Regionais, o PIB dos Municípios não fornece taxas de crescimento, mas torna disponível informações relevantes como o PIB nominal, pela ótica da produção; o PIB per capita; o Valor Adicionado Bruto (VAB), por grandes grupos de atividades; e participações do PIB e VAB.

O relatório é apresentado em níveis: agropecuária, indústria, serviços, administração pública, impostos líquidos, PIB e PIB per capita.

Para ter acesso ao relatório PIB dos Municípios 2018, clique AQUI.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/440639/visualizar/